A educação popular em tessitura com as políticas públicas
ponderando estranhamentos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art02Palabras clave:
Educação Popular, Política Pública, Autonomia, Bases Histórico-conceituais da Educação Popular, Educação do CampoResumen
A educação popular se constrói histórica e organicamente, na América Latina, estreitamente associada à conjuntura social e política. Ela se apresenta como um movimento que produz um pensamento pedagógico latino-americano, em que sujeitos e coletivos elaboram experiências educativas com intencionalidade emancipatória, construindo autonomia, tornando-se sujeitos de sua história. Na atualidade, é desafiada pelo seu reconhecimento como política pública através de um marco de referência, que é aqui apresentado e criticamente analisado. Com o marco de referência surgem estranhamentos e possibilidades para a educação popular. Pela apresentação de paralelos com a educação do campo, com a pedagogia social e com a educação em saúde, que compartilham fundamentos teóricos e procedimentos metodológicos com a educação popular, são percebidos seus possíveis caminhos na condição de política pública. O texto culmina ponderando estranhamentos e possibilidades que se apresentam à educação popular agora que ela possui o respaldo de penetrar nos espaços oficiais de educação e política, podendo humanizá-los.
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