A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art04Palabras clave:
Alienação, Estranhamento, Trabalho Pedagógico, EducaçãoResumen
Neste artigo, problematizo o processo de precarização do trabalho pedagógico no âmbito das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para avançar nessa investigação, utilizo a contribuição do método marxista de análise no campo educacional, discutindo a questão da alienação e do estranhamento no trabalho pedagógico. O presente texto é fruto de observações de vivência empírica da profissão docente da educação formal básica pública e, também, de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. Nele, defendo que resgatar uma reflexão atual sobre o Estado Capitalista, demonstrando a relevância do papel histórico da luta de classes, é um caminho promissor na urgente tarefa de mobilização pela garantia à educação de qualidade. Por isso, é necessário reorganizar o espaço escolar como local de formação política.Descargas
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Publicado
2013-12-06
Cómo citar
ROSSI, R. A precarização da educação pública formal no Estado de São Paulo: alienação e estranhamento no trabalho pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 47–58, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22514. Acesso em: 22 nov. 2024.
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Artigos Originais
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