Juventude extrativista como sujeito de participação e fortalecimento comunitário
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art01Palavras-chave:
Jovens, Protagonismo, Participação Popular, Educação PopularResumo
A juventude e as novas gerações são cada vez mais reconhecidas como uma parcela da população fundamental para o processo de desenvolvimento de nações (Secretaria Nacional para a Juventude, 2010). No Brasil, o tema da juventude tem se apresentado como uma questão emergente no século XXI. Diversos programas têm sido empreendidos pelo Governo Federal para a formação de lideranças jovens e a valorização da juventude. Entretanto, apesar de estarmos vivendo um bom momento de potencialidade demográfica de jovens, percebemos a necessidade de pesquisas de cunho participativo destinadas ao fortalecimento da participação juvenil nas Unidades de Conservação (UC) e em espaços públicos. O presente artigo busca analisar a forma de participação da juventude da Floresta Nacional de Tefé (Flona), Amazonas, frente ao desafio da educação para a participação popular. Acreditamos que podemos aprofundar o diálogo na busca por alternativas viáveis que possibilitem condições de formação e incentivo à juventude autônoma, que contribuirá no fortalecimento da UC por meio do fortalecimento coletivo da juventude.
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