Educação Popular (EP) e Cursos Pré-Vestibulares Populares (CPVP) – entre a contradição e a conciliação?
Reflexões a partir do CPVP Liberato da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74894Palavras-chave:
Educação Popular (EP), Pré-Vestibular Popular (PVP), Acesso à educação, Extensão universitáriaResumo
Os Cursos Pré-Vestibulares Populares (CPVP) enfrentam contradições que refletem a lógica excludente do capitalismo, especialmente a tensão entre seu caráter utilitário – focado na preparação técnica para exames – e os princípios críticos e emancipatórios da Educação Popular (EP). Diante dessa aparente incompatibilidade, questionamos: como a EP pode se integrar aos CPVP sem reforçar a elitização educacional? Este artigo, baseado em um estudo de caso do CPVP Liberato, discute estratégias e problemáticas para essa integração. Os resultados evidenciam desafios estruturais persistentes, tais como: a falta de recursos financeiros compromete a infraestrutura e materiais; a defasagem educacional dos estudantes que reflete desigualdades históricas; o voluntariado docente, muitas vezes sem formação em EP, gera debates sobre comprometimento e continuidade. Em resposta, a experiência do CPVP Liberato demonstra que estratégias coletivas podem mitigar esses obstáculos. Entre elas, destaca-se a formação continuada de educadores, a articulação entre conteúdos técnicos e debates sobre realidade social e consciência de classe, além da construção de redes solidárias de apoio. Mais do que preparar para exames, os CPVP podem ser espaços de disputa e transformação social, reafirmando o ensino superior como um direito, desde que suas contradições sejam enfrentadas coletivamente na luta por equidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. S.; BEZERRA, E. R.; FAUSTO, F. S. A educação popular como contraponto das políticas neoliberais para educação. Aurora, São Paulo, v. 16, n. 46, p. 68-93, jan./abr. 2023. DOI 10.23925/1982-6672.2023v16i46p68-93. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/58999/42189. Acesso em: 13 abr. 2024.
AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
BOSCHI, C. C. A Universidade de Coimbra e a formação intelectual das elites mineiras coloniais. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 100-111, 1991. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2309. Acesso em: 5 jun. 2024.
BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 89-106, jul./set. 2016. DOI 10.1590/0104-4060.47204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmYHVqgFMPBfJTjXsRjFFvc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2024.
CARREIRA, B. F.; ALVES, M. Z. Pré-Vestibulares Populares e a democratização por meio da luta popular. Geoconexões, Natal, v. 2, n. 16, p. 135-149, 2023. DOI 10.15628/geoconexes.2023.15757. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15757/3798. Acesso em: 8 jul. 2024.
CARVALHO, J. C. B. Os cursos pré-vestibulares comunitários e seus condicionantes pedagógicos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 299-326, maio/ago. 2006. DOI 10.1590/S0100-15742006000200011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/qMLsKvvrQqp8ymVQnGBnjtH/?format=html&lang=pt#. Acesso em: 8 set. 2025.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CASTRO, C. A. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2005. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/89799. Acesso em: 17 ago. 2024.
CASTRO, G. O.; BARREIRO, C. B. Educação popular: as pesquisas sobre cursos pré-vestibulares populares e seus educadores. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. esp., p. 236-254, out. 2022. DOI 10.14393/REP-2022-66619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66619. Acesso em: 12 mar. 2024.
CATANI, A. M.; HEY, A. P.; GILIOLI, R. S. P. Prouni: democratização do acesso às Instituições de Ensino Superior? Educar, Curitiba, n. 28, p. 125-140, 2006. DOI 10.1590/S0104-40602006000200009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/6kD9QTwtmfKbtBqMjYGrVNd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 mar. 2024.
CHAGAS, F. M. Curso Liberato: um espaço de aprendizagem e transformação. In: SALÃO DE EXTENSÃO, 19., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS/PROREXT, 2018. p. 1-2.
CORRÊA, L. J. L. Cursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2011. Disponível em: https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15483?locale-attribute=en. Acesso em: 8 mar. 2024.
COSTA, A. R.; GOMES, T. F. Contribuições da obra de Paulo Freire nos encontros de cursos pré-universitários populares: redes de indignação e esperança. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 137-151, maio/ago. 2017. DOI 10.14393/rep_v16n22017_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37837. Acesso em: 17 ago. 2023.
DE LA FUENTE, A. R. S. Pré-vestibular alternativo como território de cidadania: contribuições do Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26924. Acesso em: 17 maio 2024.
FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz & Terra, 1994a.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1994b.
FREIRE, P. Pedagogia da tolerância. São Paulo: UNESP, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
FREITAS, L. C. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Caderno CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio/ago. 2016. DOI 10.1590/CC0101-32622016160502. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022.
GOMES, T. F. et al. Para além da sala de aula: práticas educativas potencialmente emancipatórias no Pré-Universitário Popular Alternativa (UFSM). Unifreire, São Paulo, v. 1, p. 140-154, 2015. Disponível em: https://www.ufsm.br/projetos/extensao/alternativa/publicacoes-academicas. Acesso em: 8 set. 2025.
GRACIANI, M. S. S. Pedagogia social de rua. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
GROPPO, L. A.; OLIVEIRA, A. R. G.; OLIVEIRA, F. M. Cursinho popular por estudantes da universidade: práticas político-pedagógicas e formação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. e240031, 2019. DOI 10.1590/S1413-24782019240031. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WCL98kd9VJkHktFSTKwxcmP/. Acesso em: 24 abr. 2024.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Educação 2019. Rio de Janeiro: PNAD Contínua. 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101736. Acesso em: 9 set. 2025.
LEAL, E. A.; PINHEIRO, L. I. F.; FERRAZ, M. I. F. Do diploma à inadimplência: um estudo sobre o endividamento dos beneficiários do financiamento estudantil. Educação, Santa Maria, v. 48, 1-29, 2023. DOI 10.5902/1984644466208. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/66208. Acesso em: 11 maio 2024.
MEIRELES, G. A.; COSTA, A.; MARTINS, A. L. Cursinho popular: ampliando o acesso ao ensino superior dos jovens em Almenara/MG. In: MARTINS, A. L. et al. (org.). Aprender e compartilhar: práticas exitosas do ensino em Almenara/MG. Montes Claros: Itacaiúnas, 2021. p. 176-190.
MITRULIS, E.; PENIN, S. T. S. Pré-vestibulares alternativos: da igualdade à eqüidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 128, p. 269-298, maio 2006. DOI 10.1590/S0100-15742006000200002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Fg5JFpqRZkkpmwF9KVw6Wqm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 22 abr. 2024.
MUNDIM NETO, J. F. A crise da educação contemporânea e a escola: o que paira sobre o chão que pisamos? 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
NASCIMENTO, A. Universidade e cidadania: o movimento dos Cursos Pré-Vestibulares Populares. Lugar Comum, Rio de Janeiro, n. 17, p. 45-60, 2002. Disponível em: https://www.sentimentanimalidades.net/textos1/AlexandreNascimento_lugar_comum_17.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.
OLIVEIRA, A. B. C. O Enem como processo seletivo para o ensino superior: algumas considerações sobre a democratização do acesso e sobre o construto do exame. Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, n. 17/18, p. 156-167, jan./jun.-ago./dez. 2015. DOI 10.5380/jpe.v9i17/18.40721. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/40721. Acesso em: 11 abr. 2024.
OLIVEIRA, E. S. Movimentos sociais e novas abordagens da Educação Popular urbana. Contexto & Educação, Unijuí, v. 26, n. 85, p. 157-176, jan./jun. 2011. DOI 10.21527/2179-1309.2011.85.157-176. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/449. Acesso em: 15 maio 2024.
PALUDO, C. Educação Popular como resistência e emancipação humana. Cadernos CEDES, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio/ago. 2015. DOI 10.1590/CC0101-32622015723770. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/CK6NyrM6BhKXbMmhjrmB3jP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1° ago. 2024.
PEAC. PROJETO EDUCACIONAL ALTERNATIVA CIDADÃ. Projeto Político Pedagógico. Porto Alegre: PEAC, 2024. Disponível em: https://www.peac.com.br/. Acesso em: 27 jan. 2024.
PEREIRA, D. F. F.; PEREIRA, E. T. Revisitando a história da Educação Popular no Brasil: em busca de um outro mundo possível. Revista HistedBR On-line, Campinas, v. 10, n. 40, p. 72-89, dez. 2010. DOI 10.20396/rho.v10i40.8639807. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639807. Acesso em: 19 mar. 2024.
PEREIRA, T. I. Pré-vestibulares populares em Porto Alegre: na fronteira entre o público e o privado. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/10863. Acesso em: 27 jul. 2024.
PEREIRA, T. I.; GOMES, T. F. A extensão universitária em debate: o curso pré-universitário como espaço de educação popular. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 3, p. 665-684, set./dez. 2018. DOI 10.5335/rep.v25i3.8570. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8570. Acesso em: 28 jul. 2024.
PEREIRA, T. I.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 86-96, jan./jun. 2010. DOI 10.5335/rep.2013.2029. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/2029. Acesso em: 24 mar. 2024.
PINHEIRO, W. B.; PEREIRA, M. R. Cursinhos populares: história, desafios e contradições. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 120-139, jan. 2024. DOI 10.14393/REP-2023-69956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69956. Acesso em: 8 set. 2025.
SALATA, A. Ensino superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-253, maio/ago. 2018. DOI 10.11606/0103-2070.ts.2018.125482. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482. Acesso em: 11 jan. 2024.
SANGER, D. S. Para além do ingresso na universidade: radiografando os cursos pré-vestibulares para negros em Porto Alegre. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3999. Acesso em: 5 abr. 2024.
SANTOS, R. E. Pré-vestibulares populares: dilemas políticos e desafios pedagógicos. In: CARVALHO, J. C. B.; ALVIM FILHO, H.; COSTA, R. P. (org.). Cursos pré-vestibulares comunitários: espaços de mediações pedagógicas. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008. p. 188-204.
SOUZA, J. M. E. Escola! Cuidado crianças: o cotidiano escolar e as (im)possibilidades de educação libertadora. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-de-brasilia/organizacao-da-educacao-brasileira/escola-cuidado-criancas-o-cotidiano-escolar-e-as-impossibilidades-de-educacao-libertadora/63391697. Acesso em: 18 abr. 2024.
TRAVITZKI, R. Possíveis contribuições do Enem para a democratização do acesso à educação superior no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 34, n. 112, p. 143-157, set./dez. 2021. DOI 10.24109/2176-6673.emaberto.34i112.4993. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4993/4069. Acesso em: 7 abr. 2024.
VIEIRA, R. V. S. A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato através do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”: da organização aos resultados. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023a, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: CONEDU, 2023a. p. 1-12.
VIEIRA, R. V. S. A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 133-148, jan./jun. 2023b. DOI 10.14393/REE-v22n12023-67581. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67581. Acesso em: 3 abr. 2024.
VIEIRA, R. V. S. Luzes, câmera, educação: o cinema como ferramenta pedagógica na extensão. Nacional Educa, Formiga, v. 4, n. 6, p. 1-38, ago. 2024. DOI 10.5281/zenodo.13366202. Disponível em: https://www.nacionaleduca.com.br/2024/08/luzes-camera-educacao-o-cinema-como.html. Acesso em: 3 abr. 2024.
VIEIRA, R. V. S. Propiciando o acesso à universidade através da extensão: uma experiência do projeto “Por Dentro da UFRGS”. Pesquisa & Educação a Distância, [S. l.], n. 29, p. 1-8, jan./jun. 2023c. Disponível em: https://revista.universo.edu.br/index.php?journal=2013EAD1&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=11286. Acesso em: 2 abr. 2024.
VIEIRA, R. V. S.; BAZAN, N. Curso Pré-Vestibular Popular Liberato no Portas Abertas no Campus Litoral Norte da UFRGS. Por dentro da UFRGS, 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/pordentrodaufrgs/curso-pre-vestibular-popular-liberato-no-portas-abertas-no-campus-litoral-norte-da-ufrgs/. Acesso em: 19 fev. 2024.
VIEIRA, R.V.S. “Ciência na praça”: a pós-graduação a serviço da divulgação científica em espaços não-formais no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Extensão em Debate, Maceió, v. 12, n. 15, p. 1-5, 2023d. DOI 10.28998/rexd.v12i15.15094. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15094. Acessado em: 2 abr. 2024.
WHITAKER, D. C. A. Da “invenção” do vestibular aos cursinhos populares: um desafio para a orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 289-297, 2010. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902010000200013&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 19 abr. 2024.
ZAGO, N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 149-174, jan./jun. 2008. DOI 10.5007/2175-795x.2008v26n1p149. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2008v26n1p149. Acesso em: 13 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rhian Vilar da Silva Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


