A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”
Informe de experiencia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67581Palavras-chave:
Extensão, Ensino superior, Educação popularResumo
Democratizar o acesso ao ensino superior para além da oferta de vagas é um papel fundamental das universidades brasileiras. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência da dinâmica de organização, seleção e funcionamento do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato, criado e desenvolvido por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O curso se desenvolve com aulas ao longo de um ano letivo de trabalho, sendo estruturado e desenvolvido por educadores voluntários dentro da perspectiva da educação popular, que se dividem em comissões de apoio e desenvolvimento pedagógico do curso. Uma seleção anual específica é empregada com o objetivo de atender em especial alunos de escolas públicas, autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência. O curso baseia-se na troca de experiências e gestão democrática em diálogo constante com a realidade dos discentes, o que tem rendido aprovações em instituições de ensino superior.
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