A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”

Informe de experiencia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n12023-67581

Palavras-chave:

Extensão, Ensino superior, Educação popular

Resumo

Democratizar o acesso ao ensino superior para além da oferta de vagas é um papel fundamental das universidades brasileiras. O objetivo do presente estudo é relatar a experiência da dinâmica de organização, seleção e funcionamento do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato, criado e desenvolvido por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O curso se desenvolve com aulas ao longo de um ano letivo de trabalho, sendo estruturado e desenvolvido por educadores voluntários dentro da perspectiva da educação popular, que se dividem em comissões de apoio e desenvolvimento pedagógico do curso. Uma seleção anual específica é empregada com o objetivo de atender em especial alunos de escolas públicas, autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência. O curso baseia-se na troca de experiências e gestão democrática em diálogo constante com a realidade dos discentes, o que tem rendido aprovações em instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhian Vilar da Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ARTES, A.; UNBEHAUM, S. As marcas de cor/raça no ensino médio e seus efeitos na educação superior brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, dez. 2021. DOI: 10.1590/S1678-4634202147228335. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Gdzr7NqL7ncDdBfGH9KLWZD/. Acesso em: 10 out. 2022.

AGÊNCIA IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Agência IBGE, Brasília, 15 jul. 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 14 out 2022.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

FREITAS, L. C. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Caderno Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, maio/ago. 2016. DOI: 10.1590/CC0101-32622016160502. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 out. 2022.

KATO, D. S. O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 1 n. 1, ago. 2011. DOI: 10.18554/cimeac.v1i1.1430. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1430. Acesso em: 11 out. 2022.

MORAES, A. C.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Cursos pré-vestibulares populares e aprendizagem da docência: alguns encontros. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, jul./dez. 2006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/291/298. Acesso em: 8 out. 2022.

SALATA, A. Ensino Superior no Brasil das últimas décadas: redução nas desigualdades de acesso? Tempo Social, São Paulo, v. 30, n. 2, jul. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/125482/142069. Acesso em: 8 out. 2022.

SANTOS, A. B.; GOMES, G. C.; FERREIRA, S. A. M. Ações Formativas Integradas (AFIN): resultados e desafios do curso preparatório para ingresso no ensino superior na Universidade Federal de Uberlândia. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, set./dez. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38047/pdf. Acesso em: 17 jan. 2023.

SORIANO, L. A. et al. Da saúde à extensão universitária: cursinho popular do PET-medicina, um projeto bem-sucedido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Medicina (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 49, n. 4, nov. 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/122735/119218. Acesso em: 8 out. 2022.

THUM, C. Pré-vestibular público e gratuito: o acesso de trabalhadores à universidade pública. 2000. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78448. Acesso em: 9 out. 2022.

VASCONCELOS, S. D.; SILVA, E. G. Acesso à universidade pública através de cotas: uma reflexão a partir da percepção dos alunos de um pré-vestibular inclusivo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 49, nov. 2005. DOI: 10.1590/S0104-40362005000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/LTPVMPrQmpFnbJwvrmYnfWj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 9 out. 2022.

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

VIEIRA, R. V. da S. A construção do Curso Pré-Vestibular Popular Liberato por meio do projeto de extensão “Por Dentro da UFRGS”: Informe de experiencia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 133–148, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n12023-67581. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/67581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência