Cursinhos populares

história, desafios e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-69956

Palavras-chave:

Cursinho popular, Acesso ao ensino superior, Reforma universitária, Vestibular

Resumo

Este artigo aborda o surgimento e a consolidação dos cursinhos populares, contextualizando-os dentro do processo de modernização do Ensino Superior e da origem dos vestibulares. O estudo destaca a importância desses cursinhos populares na democratização do acesso ao Ensino Superior e seus desafios. O artigo, baseado em análise de referencial teórico, identifica os cursinhos populares como resultado de movimentos estudantis contrários a um sistema educacional de herança excludente, oferecendo preparação acadêmica e apoio socioemocional a estudantes de baixa renda. Os principais desafios encontrados foram a escassez de recursos financeiros, a defasagem de capital educacional, a polêmica em relação ao comprometimento dos professores, entre outros. Apesar desses desafios, os cursinhos populares contribuíram para conquistas como a isenção de taxa em vestibulares e a implementação de cotas sociais nas universidades públicas. Ao compreender o surgimento dos cursinhos populares, é possível evidenciar seu impacto na formação da consciência crítica dos jovens e destacar a necessidade de apoio institucional e investimentos que fortaleçam e expandam essas iniciativas. No entanto, foi observada uma possível contradição em alguns cursinhos populares. Existe a preocupação de que alguns cursinhos possam reproduzir a educação excludente e precária que tentam combater.

 

 

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Biografia do Autor

  • Welber Barros Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestrando em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

  • Marcelo Ricardo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; período sanduíche pela Université Paris 13, França; estágio pós-doutoral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professor na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

16-01-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PINHEIRO, Welber Barros; RICARDO PEREIRA, Marcelo. Cursinhos populares: história, desafios e contradições. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 120–139, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-69956. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/69956. Acesso em: 25 maio. 2025.