Contribuições da obra de Paulo Freire nos encontros de cursos pré-universitários populares

redes de indignação e esperança

Autores

  • Alan Ricardo Costa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Fernanda Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel01

Palavras-chave:

Educação Popular, Curso Pré-Universitário Popular, Sociedade em Rede

Resumo

Cursos Pré-Universitários Populares/Pré-Vestibulares Populares (PUPs/PVPs) são ações de democratização do acesso ao ensino e de construção do saber com as classes populares. Além disso, tais cursos podem ser interpretados como redes de indignação e esperança, em função de seu caráter social de subversão e luta contra o sistema educacional tradicional bancário e não freiriano, com conexões em rede estabelecidas para articular mentes, criar significado e contestar o poder. O objetivo deste trabalho é apresentar umas das principais possibilidades de estabelecimento e fortalecimento das conexões em redes entre cursos PUPs/PVPs: a realização de encontros para trocas de experiências, reflexões coletivas e fortalecimento de propostas e lutas populares. Conclui-se que, em tais encontros de cursos populares, há também uma revitalização da obra de Paulo Freire, a partir de inúmeras releituras, o que se mostra urgente e necessário para a educação brasileira atualmente.

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Biografia do Autor

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (PPGL-UCPel). Especialista em EaD e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário de Maringá, CESUMAR. Graduado em Letras Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Educador nos cursos PUP Alternativa e Práxis

Tatiane Fernanda Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGPE-UFFS) Campus Erechim. Especialista em Educação Profissional Integrada à EJA - PROEJA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Servidora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

COSTA, A. R.; GOMES, T. F. Contribuições da obra de Paulo Freire nos encontros de cursos pré-universitários populares: redes de indignação e esperança. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 137–151, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37837. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência