O trabalho como constituidor de humanidade e seus nexos com os pensamentos dos educadores populares Célestin Freinet e Paulo Freire

Autores

  • Flávio Boleiz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74035

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Célestin Freinet, Paulo Freire

Resumo

O presente artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar a concepção marxista de trabalho como atividade que, a partir da postura de homens e mulheres diante das imposições naturais, lhes atribui as necessárias condições para transcender a Natureza, transformar o mundo e contribuir diretamente para com a humanização das pessoas, permitindo que exerçam uma postura ética diante do mundo. A partir dessa concepção de trabalho, busca aproximar o pensamento do professor francês Célestin Freinet – com sua Educação do Trabalho – e do educador brasileiro Paulo Freire – com a práxis freireana – à obra do filósofo alemão Karl Marx, em uma tentativa de demonstrar que é em torno da categoria trabalho que se construíram tanto a pedagogia do professor francês, quanto as “pedagogias” do educador brasileiro, influenciando diretamente suas linhas de pensamento pedagógico e seus fazeres docentes. Para tanto, apresentam-se passagens de obras dos três autores que deixam premente a importância da categoria aqui tratada e visível a proximidade entre suas abordagens e suas concepções de humanidade.

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Biografia do Autor

  • Flávio Boleiz Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

BOLEIZ JÚNIOR, Flávio. O trabalho como constituidor de humanidade e seus nexos com os pensamentos dos educadores populares Célestin Freinet e Paulo Freire. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 207–227, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74035. Acesso em: 18 abr. 2025.