O trabalho como constituidor de humanidade e seus nexos com os pensamentos dos educadores populares Célestin Freinet e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74035Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Célestin Freinet, Paulo FreireResumo
O presente artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, tem por objetivo apresentar a concepção marxista de trabalho como atividade que, a partir da postura de homens e mulheres diante das imposições naturais, lhes atribui as necessárias condições para transcender a Natureza, transformar o mundo e contribuir diretamente para com a humanização das pessoas, permitindo que exerçam uma postura ética diante do mundo. A partir dessa concepção de trabalho, busca aproximar o pensamento do professor francês Célestin Freinet – com sua Educação do Trabalho – e do educador brasileiro Paulo Freire – com a práxis freireana – à obra do filósofo alemão Karl Marx, em uma tentativa de demonstrar que é em torno da categoria trabalho que se construíram tanto a pedagogia do professor francês, quanto as “pedagogias” do educador brasileiro, influenciando diretamente suas linhas de pensamento pedagógico e seus fazeres docentes. Para tanto, apresentam-se passagens de obras dos três autores que deixam premente a importância da categoria aqui tratada e visível a proximidade entre suas abordagens e suas concepções de humanidade.
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