Célestin Freinet

sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras

Autores

  • Flávio Boleiz Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70703

Palavras-chave:

Freinet, Técnicas Freinet, Concepção de Educação, Educação popular

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca do trabalho desenvolvido por Célestin Freinet, especialmente a partir de sua concepção de educação popular e de homem, bem como de suas técnicas inovadoras, preconizadas durante o período em que foi professor primário, entre 1920, quando ingressou na carreira docente numa pequena escola no interior da França, e 1966, ano em que faleceu, nos Alpes Marítimos Franceses. Por entender que a educação escolar popular deveria se encontrar com a realidade e reproduzir a vida dos educandos em sala de aula, sua proposta pedagógica desenvolveu-se por meio da criação de uma série de técnicas pedagógicas que são até hoje muito utilizadas em diferentes instituições de ensino, mesmo por educadores que não o conhecem, dentre as quais estão as aulas passeio, as rodas de conversa, a imprensa escolar, o jornal escolar, a correspondência interescolar, o jornal de parede para assembleias escolares, entre muitas outras. Freinet buscou formar cidadãos livres, autônomos, felizes e capazes de administrar a própria vida, colocando o estudante no centro do processo pedagógico, por meio de uma educação popular horizontal, em que professor e estudantes se encontravam no mesmo nível de importância, e que buscava construir o que ele mesmo denominou uma escola do povo.

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Biografia do Autor

Flávio Boleiz Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

BOLEIZ JUNIOR, F. Célestin Freinet: sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 185–206, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70703. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais