Célestin Freinet

sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras

Autores

  • Flávio Boleiz Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70703

Palavras-chave:

Freinet, Técnicas Freinet, Concepção de Educação, Educação popular

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca do trabalho desenvolvido por Célestin Freinet, especialmente a partir de sua concepção de educação popular e de homem, bem como de suas técnicas inovadoras, preconizadas durante o período em que foi professor primário, entre 1920, quando ingressou na carreira docente numa pequena escola no interior da França, e 1966, ano em que faleceu, nos Alpes Marítimos Franceses. Por entender que a educação escolar popular deveria se encontrar com a realidade e reproduzir a vida dos educandos em sala de aula, sua proposta pedagógica desenvolveu-se por meio da criação de uma série de técnicas pedagógicas que são até hoje muito utilizadas em diferentes instituições de ensino, mesmo por educadores que não o conhecem, dentre as quais estão as aulas passeio, as rodas de conversa, a imprensa escolar, o jornal escolar, a correspondência interescolar, o jornal de parede para assembleias escolares, entre muitas outras. Freinet buscou formar cidadãos livres, autônomos, felizes e capazes de administrar a própria vida, colocando o estudante no centro do processo pedagógico, por meio de uma educação popular horizontal, em que professor e estudantes se encontravam no mesmo nível de importância, e que buscava construir o que ele mesmo denominou uma escola do povo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Boleiz Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Referências

ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. (org.). Por uma pedagogia Freinet: bases epistêmicas e metodológicas. São Carlos: Pedro e João, 2021.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP (FEU), 1999.

FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 4. ed. Lisboa: Estampa, 1975.

FREINET, É. La escuela Freinet – los niños en un medio natural. Barcelona: Laia, 1981.

FREINET, É. Nascimento de uma pedagogia popular – os métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004.

GERALDI, J. W. Liberar gestos travados. In: FERREIRA, G. M. (org.) Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 9-12.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

BOLEIZ JUNIOR, F. Célestin Freinet: sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 185–206, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70703. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais