Célestin Freinet

sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras

Autores

  • Flávio Boleiz Junior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-70703

Palavras-chave:

Freinet, Técnicas Freinet, Concepção de Educação, Educação popular

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa bibliográfica acerca do trabalho desenvolvido por Célestin Freinet, especialmente a partir de sua concepção de educação popular e de homem, bem como de suas técnicas inovadoras, preconizadas durante o período em que foi professor primário, entre 1920, quando ingressou na carreira docente numa pequena escola no interior da França, e 1966, ano em que faleceu, nos Alpes Marítimos Franceses. Por entender que a educação escolar popular deveria se encontrar com a realidade e reproduzir a vida dos educandos em sala de aula, sua proposta pedagógica desenvolveu-se por meio da criação de uma série de técnicas pedagógicas que são até hoje muito utilizadas em diferentes instituições de ensino, mesmo por educadores que não o conhecem, dentre as quais estão as aulas passeio, as rodas de conversa, a imprensa escolar, o jornal escolar, a correspondência interescolar, o jornal de parede para assembleias escolares, entre muitas outras. Freinet buscou formar cidadãos livres, autônomos, felizes e capazes de administrar a própria vida, colocando o estudante no centro do processo pedagógico, por meio de uma educação popular horizontal, em que professor e estudantes se encontravam no mesmo nível de importância, e que buscava construir o que ele mesmo denominou uma escola do povo.

Downloads

Biografia do Autor

  • Flávio Boleiz Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil; professor adjunto no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação - DFPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Referências

ARENA, A. P. B.; RESENDE, V. A. D. L. (org.). Por uma pedagogia Freinet: bases epistêmicas e metodológicas. São Carlos: Pedro e João, 2021.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: UNESP (FEU), 1999.

FREINET, C. As técnicas Freinet da escola moderna. 4. ed. Lisboa: Estampa, 1975.

FREINET, É. La escuela Freinet – los niños en un medio natural. Barcelona: Laia, 1981.

FREINET, É. Nascimento de uma pedagogia popular – os métodos Freinet. Lisboa: Estampa, 1978.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2004.

GERALDI, J. W. Liberar gestos travados. In: FERREIRA, G. M. (org.) Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 9-12.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BOLEIZ JUNIOR, Flávio. Célestin Freinet: sua concepção de educação popular e suas técnicas inovadoras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 185–206, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-70703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/70703. Acesso em: 3 abr. 2025.