Estímulo ao gosto pela leitura

(re)criando histórias em um assentamento rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74015

Palavras-chave:

Leitura, Protagonismo, Educação Popular, Assentamento Rural

Resumo

Em sintonia com os princípios que direcionam a proposta de educação do campo em diálogo com a educação popular, este relato de experiência tem como foco as atividades desenvolvidas por um projeto de extensão universitário, que visa estimular o gosto pela leitura de textos literários em crianças e adolescentes de um assentamento rural constituído pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no interior da Paraíba. A proposta foi desenvolvida com o objetivo de que o desejo de pertencimento e reconhecimento social provocasse a leitura de textos literários. Desse modo, procurou-se considerar necessidades sociais para a leitura. Objetivou-se também estimular o protagonismo e a reflexão crítica. Essas atividades foram desenvolvidas por meio de oficinas psicopedagógicas, nas quais foram utilizadas estratégias técnicas de leitura (como a contação e a antecipação), estratégias sociais (como as performances artísticas), além da leitura dramatizada e da utilização de linguagens artísticas. Priorizaram-se, durante as reflexões, não só os aspectos cognitivos, como os afetivos. Nessa direção, o trabalho desenvolvido buscou provocar o desejo de leitura pelo texto literário e o protagonismo social do grupo.

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Biografia do Autor

  • Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba

    Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara, São Paulo, Brasil; professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil. 

  • Arthur Marcell Campos Arruda, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Viva Gente

    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil; psicólogo no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Viva Gente, Campina Grande, Paraíba, Brasil. 

  • Gustavo Albuquerque Dias, Universidade Estadual da Paraíba

    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil; psicólogo clínico. 

  • Leonardo Farias de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba

    Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Saúde (GEPES) e do Núcleo de Estudos em Psicanálise na Saúde, Educação e Artes (NEPSEA). 

  • Mateus Rafael Uchôa Dantas, Universidade Estadual da Paraíba
    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, Brasil; membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise na Saúde, Educação e Artes.  
  • Sarah Lavínia Pereira de Morais, Universidade Estadual da Paraíba 

    Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba , Brasil.

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

VELÔSO, Thelma Maria Grisi; ARRUDA, Arthur Marcell Campos; DIAS, Gustavo Albuquerque; ARRUDA, Leonardo Farias de; DANTAS, Mateus Rafael Uchôa; MORAIS, Sarah Lavínia Pereira de. Estímulo ao gosto pela leitura: (re)criando histórias em um assentamento rural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 530–543, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74015. Acesso em: 28 maio. 2025.

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