Estímulo ao gosto pela leitura
(re)criando histórias em um assentamento rural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74015Palavras-chave:
Leitura, Protagonismo, Educação Popular, Assentamento RuralResumo
Em sintonia com os princípios que direcionam a proposta de educação do campo em diálogo com a educação popular, este relato de experiência tem como foco as atividades desenvolvidas por um projeto de extensão universitário, que visa estimular o gosto pela leitura de textos literários em crianças e adolescentes de um assentamento rural constituído pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no interior da Paraíba. A proposta foi desenvolvida com o objetivo de que o desejo de pertencimento e reconhecimento social provocasse a leitura de textos literários. Desse modo, procurou-se considerar necessidades sociais para a leitura. Objetivou-se também estimular o protagonismo e a reflexão crítica. Essas atividades foram desenvolvidas por meio de oficinas psicopedagógicas, nas quais foram utilizadas estratégias técnicas de leitura (como a contação e a antecipação), estratégias sociais (como as performances artísticas), além da leitura dramatizada e da utilização de linguagens artísticas. Priorizaram-se, durante as reflexões, não só os aspectos cognitivos, como os afetivos. Nessa direção, o trabalho desenvolvido buscou provocar o desejo de leitura pelo texto literário e o protagonismo social do grupo.
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