“Trancos e barrancos” da Licenciatura em Educação do Campo em Goiás

perspectivas dos professores formadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-73959

Palabras clave:

Licenciatura, Educação do Campo, Implantação, Formação de Professores, Ciências da Natureza

Resumen

Entre “trancos e barrancos”, termo que simboliza analogicamente as lutas sociais, epistemológicas, educativas e identitárias presentes na formação docente popular. Objetivou-se conhecer as experiências dos professores formadores das Licenciaturas em Educação do Campo do estado de Goiás. Foram interlocutores 20 docentes das duas Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoC) presentes no estado de Goiás. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, resultando em quatro categorias. O estudo aponta para diferentes problemáticas, principalmente naquilo que diz respeito à ausência de formação técnica e política dos formadores de educadores do campo, haja vista que esses sujeitos demonstram pouca implicação para o fortalecimento dos cursos analisados.

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Biografía del autor/a

  • Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil; líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC/UFG); vice-líder do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo/UFG).

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Publicado

2025-04-01

Cómo citar

FALEIRO, Wender. “Trancos e barrancos” da Licenciatura em Educação do Campo em Goiás: perspectivas dos professores formadores. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 544–562, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-73959. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73959. Acesso em: 18 apr. 2025.