Projeto político-pedagógico
instrumento de valorização identitária dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55014Palavras-chave:
Formação de professores, Projeto pedagógico de curso, PlanejamentoResumo
Neste estudo, defendemos a utilização do termo Projeto Político-Pedagógico (PPP) em detrimento de outros, mesmo sendo o menos utilizado nos cursos superiores brasileiros. Para tanto, nos apoiamos em diálogos, principalmente, com Freire, Gadotti, Veiga e Vasconcellos. Entendemos que o PPP é uma ação intencional definida a partir de um compromisso coletivo, que busca a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade. As instituições de ensino têm o direito de exercer sua autonomia, seja para estabelecê-lo, seja para executá-lo e avaliá-lo. Com isso, pode-se destacar sua diversidade construída como resultado do seu processo de desenvolvimento socio-histórico, bem como suas singularidades. Todo projeto pedagógico é político. Por fim, concebemos que o PPP não é apenas um documento, é um processo em espiral, de ação-reflexão-ação que exige uma reflexão coletiva e uma ação consciente e organizada de todos os envolvidos, inclui a participação da família e da comunidade geral. Isto porque acreditamos na construção do PPP como ação emancipatória/edificante, instrumento de valorização identitária dos cursos e de seus sujeitos e meio de luta para ruptura de padrões abissais, coloniais.
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