Projeto político-pedagógico

instrumento de valorização identitária dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55014

Palavras-chave:

Formação de professores, Projeto pedagógico de curso, Planejamento

Resumo

Neste estudo, defendemos a utilização do termo Projeto Político-Pedagógico (PPP) em detrimento de outros, mesmo sendo o menos utilizado nos cursos superiores brasileiros. Para tanto, nos apoiamos em diálogos, principalmente, com Freire, Gadotti, Veiga e Vasconcellos. Entendemos que o PPP é uma ação intencional definida a partir de um compromisso coletivo, que busca a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade. As instituições de ensino têm o direito de exercer sua autonomia, seja para estabelecê-lo, seja para executá-lo e avaliá-lo. Com isso, pode-se destacar sua diversidade construída como resultado do seu processo de desenvolvimento socio-histórico, bem como suas singularidades. Todo projeto pedagógico é político. Por fim, concebemos que o PPP não é apenas um documento, é um processo em espiral, de ação-reflexão-ação que exige uma reflexão coletiva e uma ação consciente e organizada de todos os envolvidos, inclui a participação da família e da comunidade geral. Isto porque acreditamos na construção do PPP como ação emancipatória/edificante, instrumento de valorização identitária dos cursos e de seus sujeitos e meio de luta para ruptura de padrões abissais, coloniais.

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Biografia do Autor

Geize Kelle Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil; líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC/UFG); vice-líder do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo/UFG).

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Publicado

30-05-2021

Como Citar

RIBEIRO, G. K. N.; FALEIRO, W. Projeto político-pedagógico: instrumento de valorização identitária dos sujeitos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 96–120, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55014. Acesso em: 22 dez. 2024.

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