Projeto político-pedagógico

instrumento de valorização identitária dos sujeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55014

Palavras-chave:

Formação de professores, Projeto pedagógico de curso, Planejamento

Resumo

Neste estudo, defendemos a utilização do termo Projeto Político-Pedagógico (PPP) em detrimento de outros, mesmo sendo o menos utilizado nos cursos superiores brasileiros. Para tanto, nos apoiamos em diálogos, principalmente, com Freire, Gadotti, Veiga e Vasconcellos. Entendemos que o PPP é uma ação intencional definida a partir de um compromisso coletivo, que busca a organização do trabalho pedagógico em sua totalidade. As instituições de ensino têm o direito de exercer sua autonomia, seja para estabelecê-lo, seja para executá-lo e avaliá-lo. Com isso, pode-se destacar sua diversidade construída como resultado do seu processo de desenvolvimento socio-histórico, bem como suas singularidades. Todo projeto pedagógico é político. Por fim, concebemos que o PPP não é apenas um documento, é um processo em espiral, de ação-reflexão-ação que exige uma reflexão coletiva e uma ação consciente e organizada de todos os envolvidos, inclui a participação da família e da comunidade geral. Isto porque acreditamos na construção do PPP como ação emancipatória/edificante, instrumento de valorização identitária dos cursos e de seus sujeitos e meio de luta para ruptura de padrões abissais, coloniais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geize Kelle Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil.

Wender Faleiro, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Brasil; líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC/UFG); vice-líder do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo (NEPCampo/UFG).

Referências

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREIRE, P. A educação na cidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido, 64. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4672890/mod_resource/content/1/PPP%20GADOTTI.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.

GADOTTI, M. projeto político-pedagógico da escola cidadã. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Salto para o futuro: construindo a escola cidadã: projeto político-pedagógico, Brasília, DF, 1998. p. 15-32.

NEVES, C. M. C. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013. p. 95-129.

RIBEIRO, G. K. N.; FALEIRO, W.; ALMEIDA, J. da S. M. de. Organização político-pedagógico na formação de professores do campo em Ciências da Natureza no Brasil. Goiânia: Kelps, 2020.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico: elementos metodológicos para elaboração e realização. 22. ed. São Paulo: Libertad, 2012.

VEIGA, I. P. A. Educação básica: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004a. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA, I. P. A. Educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004b. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória. Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61, 2003, p. 267-281. Doi: 10.1590/S0101-32622003006100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/cH67BM9yWB8tPfXjVz6cKSH/abstract/?lang=pt . Acesso em 15 maio. 2020.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

30-05-2021

Como Citar

RIBEIRO, G. K. N.; FALEIRO, W. Projeto político-pedagógico: instrumento de valorização identitária dos sujeitos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 96–120, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55014. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)