O ensaio enquanto ato de desnudamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73642

Palavras-chave:

Ensaio acadêmico, Escrita, Produção de conhecimento

Resumo

Este texto busca refletir acerca das outras possibilidades de escrita e produção do conhecimento no mundo acadêmico, entendendo que não é mais possível continuar reproduzindo métodos de escrita padronizados, compreendendo a ineficiência do projeto hegemônico que se constituiu no interior da Academia. Deste modo, com vistas a alcançar novas perspectivas, realçamos as potencialidades do ensaio acadêmico, pensando-o enquanto uma potente alternativa contra-hegemônica para superar as lógicas dominantes que permanecem condicionando lógicas padronizadas no campo da escrita acadêmica. Portanto, acreditamos que o ensaio, enquanto ato de desnudamento, permite alargar as margens da experiência, mobilizando conexões com nós mesmos e com os/as outros/as, que nos cercam, bem como constituir outras experiências acadêmicas, reinventando a pesquisa, a escrita e, sobretudo, o/a pesquisador/a.

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Biografia do Autor

  • Marciano Antonio da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, com período sanduíche na Universidad de Buenos Aires, Argentina; professor da educação básica da rede municipal de educação de Belo Jardim, Pernambuco, Brasil; pesquisador do Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (CNPq) e membro do projeto de extensão "Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina".

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

SILVA, Marciano Antonio da. O ensaio enquanto ato de desnudamento. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 371–378, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73642. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73642. Acesso em: 2 maio. 2025.