A formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique
relatos de experiências
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-73596Palavras-chave:
Formação de professores, Educadores de jovens e adultos, MoçambiqueResumo
Este artigo apresenta uma análise acerca do processo de formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, com foco nos processos de formação desses profissionais. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo empregou entrevistas semiestruturadas com cinco educadores de jovens e adultos que lecionam em alguns centros localizados nos arredores da cidade de Maputo/MZ, e os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Com o estudo, observou-se a ausência de um documento exclusivo que regule a formação de educadores de jovens e adultos, havendo apenas algumas diretrizes na Estratégia da EJA 2018-2023 e no Plano Curricular de Alfabetização e Educação de Adultos, de 2018. O tempo de formação é relativamente curto, entre 15 e 20 dias, o que prejudica a qualidade do trabalho dos educadores. As formações contínuas são conduzidas de forma fraca por instituições não governamentais, não sendo promovidas pelo Estado, principal provedor da educação de jovens e adultos. Esses achados ressaltam a necessidade de revisão e fortalecimento das políticas de formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, de forma a garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico do país.
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