A formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique

relatos de experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73596

Palavras-chave:

Formação de professores, Educadores de jovens e adultos, Moçambique

Resumo

Este artigo apresenta uma análise acerca do processo de formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, com foco nos processos de formação desses profissionais. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo empregou entrevistas semiestruturadas com cinco educadores de jovens e adultos que lecionam em alguns centros localizados nos arredores da cidade de Maputo/MZ, e os dados coletados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Com o estudo, observou-se a ausência de um documento exclusivo que regule a formação de educadores de jovens e adultos, havendo apenas algumas diretrizes na Estratégia da EJA 2018-2023 e no Plano Curricular de Alfabetização e Educação de Adultos, de 2018. O tempo de formação é relativamente curto, entre 15 e 20 dias, o que prejudica a qualidade do trabalho dos educadores. As formações contínuas são conduzidas de forma fraca por instituições não governamentais, não sendo promovidas pelo Estado, principal provedor da educação de jovens e adultos. Esses achados ressaltam a necessidade de revisão e fortalecimento das políticas de formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique, de forma a garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento socioeconômico do país.

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Biografia do Autor

  • Anfibio Zacarias Huo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Social (GEPEEPS).

  • João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Sociologia Clínica na mesma instituição; professor no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius-Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social (USP) e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

HUO, Anfibio Zacarias; SOUZA NETO, João Clemente de. A formação de educadores de jovens e adultos em Moçambique: relatos de experiências. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 267–284, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73596. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73596. Acesso em: 21 maio. 2025.

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