Pedagogia social e saberes locais
estratégias da Universidade Púnguè em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2024-75700Palavras-chave:
Pedagogia social, Saberes locais, Universidade PúnguèResumo
A Universidade Púnguè (UniPúnguè) está na eminência de oferecer, por meio da Faculdade de Educação, um curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como áreas de concentração a pedagogia social e a Formação de Formadores do Ensino Primário. A ação da UniPúnguè constitui uma inovação educativa de bastante relevância, numa altura em que alguns dos seus colaboradores têm estado a refletir acerca das estratégias adotadas em prol da construção de saberes locais que sirvam, de fato, para a melhoria da qualidade de vida no seio comunitário. O objetivo deste estudo é refletir sobre as estratégias adotadas pela Universidade Púnguè na oferta da pedagogia social para a construção de saberes locais que sejam relevantes no desenvolvimento integral em Moçambique. Em termos de metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo hermenêutico, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista e a análise documental. A conclusão deste estudo é de que a educação de individualidades comunitárias, essencial e marcadamente qualificadas como pesquisadores e educadores sociais para o desenvolvimento integral das comunidades, constitui a melhor estratégia adoptável pela Universidade Púnguè na oferta da formação superior em pedagogia social.
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