Pedagogia social e saberes locais

estratégias da Universidade Púnguè em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-75700

Palavras-chave:

Pedagogia social, Saberes locais, Universidade Púnguè

Resumo

A Universidade Púnguè (UniPúnguè) está na eminência de oferecer, por meio da Faculdade de Educação, um curso de licenciatura em Pedagogia, que tem como áreas de concentração a pedagogia social e a Formação de Formadores do Ensino Primário. A ação da UniPúnguè constitui uma inovação educativa de bastante relevância, numa altura em que alguns dos seus colaboradores têm estado a refletir acerca das estratégias adotadas em prol da construção de saberes locais que sirvam, de fato, para a melhoria da qualidade de vida no seio comunitário. O objetivo deste estudo é refletir sobre as estratégias adotadas pela Universidade Púnguè na oferta da pedagogia social para a construção de saberes locais que sejam relevantes no desenvolvimento integral em Moçambique. Em termos de metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipo hermenêutico, cujas técnicas de recolha de dados são a entrevista e a análise documental. A conclusão deste estudo é de que a educação de individualidades comunitárias, essencial e marcadamente qualificadas como pesquisadores e educadores sociais para o desenvolvimento integral das comunidades, constitui a melhor estratégia adoptável pela Universidade Púnguè na oferta da formação superior em pedagogia social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Rafael Chongo, Universidade Púnguè

Doutor em Inovação Educativa pela Universidade Católica de Moçambique, Moçambique; cursando estágio pós-doutoral na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil; professor auxiliar na Universidade Púnguè, Moçambique.

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

Referências

AMADO, J. Manual de investigação qualitativa em educação. 2. ed. Coimbra: Coimbra University Press, 2014.

AZEVEDO, M.; CARIDE, J. A pedagogia social: contextualização e fundamentação teórico-histórica. Laplage em Revista, Sorocoba, v. 6, n. 3, p. 5-16, 2020.

BOBBIO, R. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CARMO, H. A educação para a cidadania no seculo XXI: trilhos de intervenção. Lisboa: Escolar Editora, 2014.

CASTIANO, J. Do espírito da tradição ao espírito de reconciliação. Maputo: Publifix, 2021.

CASTIANO, J. O currículo local como espaço social de coexistência de discursos: estudo de caso nos distritos de Barué, de Sussundenga e da cidade de Chimoio - Moçambique. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 1-33, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3092. Acesso em: 15 nov. 2023.

CASTIANO, J. O inter-munthu: o sujeito da reconciliação. Beira: Fundza, 2023.

CAZOTTES, E.; OTT, L. La pédagogie sociale comme source d’une réflexion originale sur la transmission. Biennale internationale d’éducation, de la formation et des pratiques professionnelles. Paris, 2012. Disponível em: https://shs.hal.science/halshs-00766113/document. Acesso em: 15 nov. 2023.

CHONGO, F. R. Ensino híbrido e qualidade de aprendizagem no ensino superior em Moçambique: estudo de caso. Revista África(s), Alagoinhas, v. 8, n. 16, p. 44-59, 2001. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/africas/article/view/15288. Acesso em: 23 nov. 2023.

CHONGO, F. R. Ensino primário e qualidade de serviços comunitários: a teoria de educação de Julius Nyerere vista a partir da realidade de Moçambique. NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras, São Francisco do Conde, v. 2, n. especial II, p. 307-328, 2022. Disponível em: https://revistas.unilab.edu.br/index.php/njingaesape/article/view/1180. Acesso em: 23 nov. 2023.

CHONGO, F. R.; SAVAIO, S.; ZACARIAS, Á. Integração local da universidade e ativismo no desenvolvimento comunitário: análise das percepções dos gestores do município de Gondola. In: NHALEVILO, E. et al. Universidade crescendo com a comunidade. Maputo: Edi-Line Editores Lda, 2023. p. 27-44.

CHONGO, F. R.; SOUZA NETO, J. C. A pedagogia social na construção da cultura de paz: uma estratégia de desenvolvimento em Moçambique. In: MIZIKAMI, M.; ANDRADE, M.; SOUZA NETO, J. C. (coord.). Desenvolvimento profissional de professores: múltiplos olhares, múltiplas vozes. Curitiba: CRV, 2024. p. 67-80. (Coleção aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência v. 4).

CHONGO, F. R.; SITOE, B. Missões de educação integral e ações de emancipação local: uma inovação na Igreja Presbiteriana de Moçambique. Revista África(s), Alagoinhas, v. 10, n. 19, p. 49-75, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/africas/article/view/19022. Acesso em: 15 nov. 2023.

CRUZ E SILVA, T. Educação, identidades e consciência politica: a Missão Suíça no Sul de Moçambique (1930-1975). 1998. Disponível em: http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/cruz.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

FLICK, U. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor, 2002.

GEERTZ, C. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1997.

GORCZEVSKI, C.; MARTIN, N. A necessária revisão do conceito de cidadania: movimentos e novos protagonistas na esfera pública democrática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/1816. Acesso em: 13 jan. 2024.

HAMBURGUER, F. Einführung in die Sozialpädagogik. Stuttgart: Kohlhammer, 2003.

HOUSSAYE, J. Le triangle pédagogique: les différentes facettes de la Pédagogie. 2. ed. Desmoulins: Editora ESF, 2015.

LAMBERT, M. Practical research methods in education: an early researcher’s critical guide. London: Routledge, 2019.

LIBÂNIO, J. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

MACHEL, S. M. Fazer da escola uma base para o povo tomar o poder. Maputo: Departamento do Trabalho Ideológico da Frelimo, 1979. (Coleção Estudos e orientações, v. 6).

MANO, A. M. P.; RIZZO, D. T. S. A educação social e a formação de professores em pesquisas: definições, indefinições e perspectivas. Revista Ibero-americana de Estudos de Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 1, p. 999-1.013, 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13885. Acesso em: 13 jan. 2024.

MAZULA, B. Educação, cultura e ideologia em Moçambique: 1975-1985 (em busca de fundamentos filosófico-antropológicos). 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

MORIN, E.; DIAZ, C. Reinventar a educação. São Paulo: Athena, 2014.

NGOENHA, S. Estatuto e axiologia da educação. Maputo: Livraria universitária, 2000.

NGOENHA, S. Filosofia africana: das independências às liberdades. Maputo: Paulinas, 2018.

NGOENHA, S. Os tempos africanos do mundo. Maputo: Publifix, 2022.

NHALEVILO, E. A. Refletindo a história da integração do conhecimento local na escola: procurando caminhos de legitimação. Kwanissa, São Luís, v. 1, n. 2, p. 5-20, 2018. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/9746. Acesso em: 13 jan. 2024.

PIMENTA, S. Pedagogia, ciência da educação? 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

SORIANO DÍAZ, A. Uma aproximação à pedagogia – educação social. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 7, n. 7, p. 91-104, 2006. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/801. Acesso em: 13 jan. 2024.

SOUZA NETO, J. C. Pedagogia social: a formação do educador social e seu campo de actuação. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/educacao/article/view/4404. Acesso em: 13 jan. 2024.

SOUZA NETO, J. C.; SILVA, R.; MOURA, R. A. (org.). Pedagogia social – vol. 1. São Paulo: Expressão e Arte, 2009.

SOUZA NETO, J. C.; SILVA, R.; MOURA, R. A. (org.). Pedagogia social – vol. 2. São Paulo: Expressão e Arte, 2011.

TIMÓTEO, I.; BERTÃO, A. Educação social transformadora e transformativa. Clarificação dos sentidos. Sensos - Revista do Centro de Investigação e Inovação da Educação, Porto, v. 2, n. 1, p. 11-26, 2012. Disponível em: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/6296/1/Sensos%203%20%20Educacao%20Social.pdff. Acesso em: 13 jan. 2024.

TRILLA, J. Profissão: educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

01-11-2024

Como Citar

CHONGO, F. R.; SOUZA NETO, J. C. de. Pedagogia social e saberes locais: estratégias da Universidade Púnguè em Moçambique. Revista de Educação Popular, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 382–399, 2024. DOI: 10.14393/REP-2024-75700. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75700. Acesso em: 22 dez. 2024.