As histórias em quadrinhos produzidas por alunos do ensino médio do campo no município de Ji-Paraná, Rondônia

uma estratégia para a disciplina de eletivas

Autores

  • Débora Teixeira Machado Secretaria Estadual de Educação de Rondônia
  • Aparecido Batista Xavier Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (Unifaveni) https://orcid.org/0000-0001-8774-3787
  • Maria do Socorro Eliza Monteiro da Silva Secretaria de Educação do Estado de Rondônia
  • Poliana Pereira Reinoso Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2024-73452

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estratégias de ensino, Produção de HQ

Resumo

Ensinar é um grande desafio na atualidade, afinal, vivemos em uma era digital em que todo e qualquer conhecimento está literalmente na palma das mãos. Distanciamo-nos cada vez mais da realidade concreta e passamos a conviver com a realidade virtual. Diversos caminhos nos levam a perceber o quanto o ensino se popularizou na internet. Mapas, GPS, charges, músicas e demais aparatos produzidos na atualidade são, de fato, importantes no processo de ensino-aprendizagem. Em sala de aula, essa realidade aos poucos se torna notória e algumas estratégias são usadas para que o estudante perceba que faz parte do todo, afinal, a aprendizagem só faz sentido se o estudante se encontrar no universo estudado. Nossa experiência como docentes da educação no campo nos proporciona uma maior interação com a realidade do estudante e, nesse sentido, buscamos aqui elucidar alguns conceitos trabalhados na disciplina de eletiva do novo ensino médio, a partir do uso de HQ (história em quadrinhos) com uma turma do 2º ano. Para tanto, buscamos na literatura brasileira o uso desse recurso usado em sala de aula, bem como sua relevância no ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Débora Teixeira Machado, Secretaria Estadual de Educação de Rondônia

    Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil; professora da rede estadual de Rondônia, Brasil.

  • Aparecido Batista Xavier, Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (Unifaveni)

    Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Venda Nova do Imigrante (Unifaveni), Rondônia, Brasil.

  • Maria do Socorro Eliza Monteiro da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia

    Especialista em Gestão e Orientação Escolar pela Faculdade da Amazônia, Rondônia, Brasil; professora da rede estadual de ensino de Rondônia, Brasil.

  • Poliana Pereira Reinoso, Universidade Federal de Rondônia

    Mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Rondônia, Brasil; professora do campo da rede estadual de ensino de Rondônia, Brasil.

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Publicado

14-01-2025

Como Citar

MACHADO, Débora Teixeira; XAVIER, Aparecido Batista; SILVA, Maria do Socorro Eliza Monteiro da; REINOSO, Poliana Pereira. As histórias em quadrinhos produzidas por alunos do ensino médio do campo no município de Ji-Paraná, Rondônia: uma estratégia para a disciplina de eletivas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 23, n. 3, p. 255–266, 2025. DOI: 10.14393/REP-2024-73452. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/73452. Acesso em: 22 maio. 2025.