Educação no campo em Rondônia

a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé

Autores

  • Débora Teixeira Machado Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art07

Palavras-chave:

Educação no Campo, Escola Família Agrícola, Formação Técnica

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a educação no campo por meio das práticas educativas da Escola Família Agrícola (EFA) Vale do Guaporé, Rondônia. A partir de uma experiência profissional vivenciada nessa escola, várias indagações surgiram no tocante ao diferenciado processo de ensino-aprendizagem da escola, no qual, por meio de diversas atividades cotidianas, os educandos aprendem não só o conteúdo da base curricular nacional comum, mas também a se tecnificar para o campo. Este artigo foi elaborado por meio de referenciais bibliográficos acerca da experiência das EFAs no Brasil e dos processos envolventes na Pedagogia de tais escolas. A pesquisa apresentada é de caráter descritivo sobre o processo alternante que o jovem vivencia, bem como a abordagem do conhecimento diferenciado que o educando recebe nessas escolas. Propõe-se, assim, refletir sobre a educação no campo e como esse modelo pode contribuir com a formação de uma juventude camponesa para o estado de Rondônia.

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Biografia do Autor

Débora Teixeira Machado, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

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Publicado

21-11-2017

Como Citar

MACHADO, D. T. . Educação no campo em Rondônia: a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 95–104, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37622. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais