Educação no campo em Rondônia

a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé

Autores

  • Débora Teixeira Machado Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art07

Palavras-chave:

Educação no Campo, Escola Família Agrícola, Formação Técnica

Resumo

Este trabalho visa refletir sobre a educação no campo por meio das práticas educativas da Escola Família Agrícola (EFA) Vale do Guaporé, Rondônia. A partir de uma experiência profissional vivenciada nessa escola, várias indagações surgiram no tocante ao diferenciado processo de ensino-aprendizagem da escola, no qual, por meio de diversas atividades cotidianas, os educandos aprendem não só o conteúdo da base curricular nacional comum, mas também a se tecnificar para o campo. Este artigo foi elaborado por meio de referenciais bibliográficos acerca da experiência das EFAs no Brasil e dos processos envolventes na Pedagogia de tais escolas. A pesquisa apresentada é de caráter descritivo sobre o processo alternante que o jovem vivencia, bem como a abordagem do conhecimento diferenciado que o educando recebe nessas escolas. Propõe-se, assim, refletir sobre a educação no campo e como esse modelo pode contribuir com a formação de uma juventude camponesa para o estado de Rondônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Teixeira Machado, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Referências

ALMEIDA PINTO, M. P. de; GERMANI, G. I. O território da educação do campo: as escolas família agrícola. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 14., 2013, Lima. Anais... Disponível em: <https://geografar.ufba.br/sites/geografar.ufba.br/files/geografar_almeidapintogermani_territorioeducacaocampo.pdf>. Acesso em: 22 maio 2015.

ANUÁRIO Brasileiro da Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2012. 162 p.

ANDRADE, G. dos S.; ANDRADE, E. de S. Historiando a pedagogia da alternância e a escola família agrícola do sertão da Bahia. Entrelaçando: revista eletrônica de culturas e educação, Cruz das Almas, v. 6, n. 2, p. 61-72, set./dez. 2012 (Caderno Temático V). Disponível em: <http://www2.ufrb.edu.br/revistaentrelacando/index.php/edicoes-entrelacando/43-educacao-movimento-07>. Acesso em: 15 maio 2016.

CRUZ, N. A. da; TORRES, A. A. M. História da pedagogia da alternância: laços e entrelaços com organizações/movimentos sociais de Rondônia. Revista Labirinto, Porto Velho, ano XII, n. 16, jun. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/article/view/974/998>. Acesso em: 6 maio 2016.

FERREIRA, G. H. C. A colonização em Rondônia: lutas e perspectivas da agricultura camponesa. Revista Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1., n. 1, p. 135-156, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://claretianobt.com.br/download?caminho=upload/cms/revista/sumarios/30.pdf&arquivo=sumario8.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

GIMONET, J. A alternância na formação “método pedagógico ou novo sistema educativo?” UNEFAB, Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2010-2/Educacao-MII/2SF/Alternancia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

ISSA, S. A. C. A escola agrícola de Urutaí (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola. 2014. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2014. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3832>. Acesso em: 15 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb36_01.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2016.

OLIVEIRA, A. M. de. A escola camponesa na alternância e o ensino de geografia. Revista Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 27, p. 171-187, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/viewFile/1137/491>. Acesso em: 3 abr. 2016.

PEIXOTO, R.; OLIVEIRA, M. de; MAIO, E. R. Educação do e no campo: problematizações acerca do currículo escolar e das políticas educacionais. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 77-90, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/33575/pdf>. Acesso em: 2 jan. 2017.

SOUZA, M. A. de. Educação do campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. Revista Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 22 mar. 2016.

TEIXEIRA, E. S.; BERNATT, M. de L.; TRINDADE, G. A. Estudos sobre pedagogia da alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022008000200002&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 18 maio 2016.

VERGUTZ, C. L. B. O caminho da aprendizagem na pedagogia da alternância e o sujeito alternante. ANPED SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3216/67>. Acesso em: 12 out. 2016.

VALADÃO, J. de A. D.; SIENA, O.; TEIXEIRA, O. T. S. Escolas Família Agrícola na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Anais... Disponível em: <http://www.diadecampo.com.br/arquivos/materias/%7B30A17CDE-FF53-4C38-BDB5-4F7B933A5E92%7D_2518.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.

Downloads

Publicado

21-11-2017

Como Citar

MACHADO, D. T. . Educação no campo em Rondônia: a prática educativa na Escola Família Agrícola Vale do Guaporé. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 95–104, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37622. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais