Diversidade étnico-racial e a construção da identidade docente no curso de Letras

Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63042

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial, Identidade docente, Formação de professores

Resumo

O artigo objetiva identificar, mediante produção do Estado da Questão, pesquisas que abordem a diversidade étnico-racial como referência na construção da identidade docente no âmbito do ensino superior, especificamente na Licenciatura em Letras. Para o mapeamento e análise das pesquisas, foram realizadas buscas no Portal Periódicos CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Essa abordagem nos permitiu identificar quatro estudos no ensino superior. Evidencia-se o avanço das leis no cenário educacional, contudo, há a lacuna de uma preparação docente no curso de Letras com a temática para que possa contribuir com a construção da identidade docente.

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Biografia do Autor

  • Maria do Socorro Lopes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

    Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora da educação básica da rede pública municipal de ensino de Acarape, Ceará, Brasil.

  • Katia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral  em Educação na Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/URCA) e do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

     

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal do Ceará, Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE-UECE).

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação pela mesma instituição; professor do Centro Universitário Inta, Ceará, Brasil; coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED/UNINTA); membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/URCA). 

Referências

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

SILVA, Maria do Socorro Lopes da; LIMA, Katia Regina Rodrigues; PAULA, Alisson Slider do Nascimento de. Diversidade étnico-racial e a construção da identidade docente no curso de Letras: Estado da Questão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 249–264, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63042. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63042. Acesso em: 19 abr. 2025.

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