Diversidade étnico-racial e a construção da identidade docente no curso de Letras

Estado da Questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-63042

Palavras-chave:

Diversidade étnico-racial, Identidade docente, Formação de professores

Resumo

O artigo objetiva identificar, mediante produção do Estado da Questão, pesquisas que abordem a diversidade étnico-racial como referência na construção da identidade docente no âmbito do ensino superior, especificamente na Licenciatura em Letras. Para o mapeamento e análise das pesquisas, foram realizadas buscas no Portal Periódicos CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Essa abordagem nos permitiu identificar quatro estudos no ensino superior. Evidencia-se o avanço das leis no cenário educacional, contudo, há a lacuna de uma preparação docente no curso de Letras com a temática para que possa contribuir com a construção da identidade docente.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Lopes da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Ceará, Brasil; professora da educação básica da rede pública municipal de ensino de Acarape, Ceará, Brasil.

Katia Regina Rodrigues Lima, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral  em Educação na Universidade Federal do Ceará, Brasil; professora do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/URCA) e do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal do Ceará, Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE-UECE).

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, Brasil; estágio pós-doutoral em Educação pela mesma instituição; professor do Centro Universitário Inta, Ceará, Brasil; coordenador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED/UNINTA); membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA/URCA). 

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Publicado

29-04-2022

Como Citar

SILVA, M. do S. L. da; LIMA, K. R. R.; PAULA, A. S. do N. de. Diversidade étnico-racial e a construção da identidade docente no curso de Letras: Estado da Questão. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 249–264, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-63042. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/63042. Acesso em: 2 nov. 2024.

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