Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo

Autores

  • Alisson Slider do Nascimento de Paula Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • André Luis Façanha da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Kátia Regina Rodrigues Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-art05

Palavras-chave:

Formação Humana, Educação Física, Currículo, Formação de Professores, Perspectiva Crítico-Superadora

Resumo

Neste artigo, abordamos a educação e a Educação Física como processo de realização de uma comunidade sobre o desenvolvimento do homem, a fim de que ele possa atuar em uma sociedade conscientizada para aceitação dos objetivos coletivos. Assim, pensando a educação em uma perspectiva ontológica, a Educação Física pode ser um veículo para a formação do ser, por se tratar de um componente curricular da educação básica brasileira. Como tal, deve propiciar uma contribuição na formação integral dos educandos e na formação do homem, no que diz respeito à formação do sujeito crítico e autônomo. Para isso, com base na perspectiva crítico-superadora, iremos materializar proposições que visem à formação do homem a partir do caráter sociológico, filosófico e antropológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pós-graduação em Educação Física pela faculdade evolução. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED).

André Luis Façanha da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Kátia Regina Rodrigues Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Desenvolvimento (GETHED).

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

DE PAULA, A. S. do N.; DA SILVA, A. L. F.; LIMA, K. R. R. Formação humana e Educação Física: proposições para além do conservadorismo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 59–77, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22719. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)