Gestão da Cultura em Instituições de Ensino Superior
perspectivas e desafios na implementação de uma política cultural no contexto das IES brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v0n00-49019Palavras-chave:
Cultura, Gestão cultural, Universidade, Política culturalResumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre a noção de cultura e de política cultural, considerando o processo de gestão da cultura em vias de expansão nas Instituições de Ensino Superior, a partir do contexto da Universidade Federal de Uberlândia, instituição localizada no interior de Minas Gerais, e que congrega um conjunto de ações na perspectiva do fortalecimento da institucionalidade da cultura no ambiente universitário, na promoção e no fomento a projetos culturais da comunidade universitária e na articulação de troca de saberes entre os agentes internos e externos à Universidade. Os desafios são muitos nessa direção, especialmente em tempos de desmontes da política cultural brasileira. O estabelecimento de uma política de cultura, ancorada em princípios, diretrizes e que aponte metas e ações concretas, além de indicadores claros e precisos que possibilitem observar os impactos dessas políticas no contexto universitário, coloca-se como uma possível saída para o fortalecimento e estruturação da cultura nas universidades brasileiras. Destacamos ainda o processo de articulação nacional que tem ocorrido por meio dos agentes de cultura que atuam nas IES brasileiras.
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Referências
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