Gestão da Cultura em Instituições de Ensino Superior

perspectivas e desafios na implementação de uma política cultural no contexto das IES brasileiras

Autores

  • Alexandre José Molina Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v0n00-49019

Palavras-chave:

Cultura, Gestão cultural, Universidade, Política cultural

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a noção de cultura e de política cultural, considerando o processo de gestão da cultura em vias de expansão nas Instituições de Ensino Superior, a partir do contexto da Universidade Federal de Uberlândia, instituição localizada no interior de Minas Gerais, e que congrega um conjunto de ações na perspectiva do fortalecimento da institucionalidade da cultura no ambiente universitário, na promoção e no fomento a projetos culturais da comunidade universitária e na articulação de troca de saberes entre os agentes internos e externos à Universidade. Os desafios são muitos nessa direção, especialmente em tempos de desmontes da política cultural brasileira. O estabelecimento de uma política de cultura, ancorada em princípios, diretrizes e que aponte metas e ações concretas, além de indicadores claros e precisos que possibilitem observar os impactos dessas políticas no contexto universitário, coloca-se como uma possível saída para o fortalecimento e estruturação da cultura nas universidades brasileiras. Destacamos ainda o processo de articulação nacional que tem ocorrido por meio dos agentes de cultura que atuam nas IES brasileiras.

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Biografia do Autor

Alexandre José Molina, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Brasil; professor do curso de Dança, no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; Diretor de Cultura, na Pró-reitoria de Extensão e Cultura na mesma instituição.

Referências

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Publicado

04-06-2019

Como Citar

MOLINA, A. J. Gestão da Cultura em Instituições de Ensino Superior: perspectivas e desafios na implementação de uma política cultural no contexto das IES brasileiras. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 87–99, 2019. DOI: 10.14393/rep-v0n00-49019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/49019. Acesso em: 22 jul. 2024.