Extensão universitária na educação de jovens e adultos no contexto prisional

uma proposta educativa dialógica

Autores/as

  • Maria Lígia Isídio Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Jucilene Nascimento Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Severino Bezerra da Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n32018-art09

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos em Prisões, Diálogo, Extensão Universitária

Resumen

O presente texto tem como objetivo apresentar algumas reflexões acerca das perspectivas metodológicas do "Projeto de Extensão Universitária Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto prisional". Trata-se de um projeto vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que abrangeu cerca de 80 (oitenta) educadores que atuam nas unidades prisionais do estado. É uma proposta educativa pautada na horizontalidade das decisões e no diálogo como princípio fundante para a organização, sistematização e (re)orientação da condução do processo de construção do conhecimento dos sujeitos envolvidos. Optou-se por problematizar e apresentar essa experiência a partir de autores que discutem educação popular (FREIRE, 1981, 1997, 2011a, 2011b), EJA em prisões (IRELAND, 2011; MAEYER, 2011; MUÑOZ, 2011) e extensão universitária (FREIRE, 1983; MELO NETO, 2012). O percurso metodológico baseia-se numa abordagem qualitativa, com estudo de caso de cunho descritivo. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a observação participante e a análise documental (relatório dos encontros), e têm-se como sujeitos da pesquisa, professores e agentes penitenciários da educação de jovens e adultos participantes do mencionado projeto, assim como os professores/pesquisadores. Nessa ação extensionista, consideraram-se os interesses, as necessidades educacionais e humanas dos atores que fazem o cotidiano na prisão.

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Biografía del autor/a

  • Maria Lígia Isídio Alves, Universidade Federal da Paraíba

    Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba; membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • Jucilene Nascimento Dias, Universidade Federal da Paraíba

     Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba

  • Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professor associado IV da Universidade Federal da Paraíba; membro do Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referencias

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Publicado

2019-01-15

Cómo citar

ALVES, Maria Lígia Isídio; DIAS, Jucilene Nascimento; SILVA, Severino Bezerra da. Extensão universitária na educação de jovens e adultos no contexto prisional: uma proposta educativa dialógica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 3, p. 129–142, 2019. DOI: 10.14393/rep-v17n32018-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/42631. Acesso em: 21 may. 2025.