C´írculo de Cultura freireano
instrumento metodológico para o ensino profissional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-60159Palavras-chave:
Ensino profissional, Círculo de Cultura, Metodologia freireanaResumo
Este trabalho é consequência de uma experiência vivenciada no Curso Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Câmpus Avançado Cabedelo Centro, na Barra do Mamanguape, Rio Tinto-PB. Nosso objetivo é relatar a vivência didático-pedagógica com os educandos durante a execução do curso profissional, em que utilizamos a metodologia freireana, que tem como base a relação dialógica entre o educando e o educador, valendo-nos do círculo de cultura como instrumento de interação entre esses atores e sua realidade. Na trajetória da elaboração e efetivação do método referido, registrou-se a experiência exitosa de Angicos-RN. No trabalho que ora apresentamos, constatamos que o método freireano pode e deve ser utilizado para além do ato de alfabetizar, já que a nossa experiência se deu de maneira também exitosa em turmas de ensino profissional. Por fim, concluímos que o círculo de cultura é um instrumento metodológico atemporal e totalmente viável para preencher as lacunas existentes em um modelo sistêmico de educação que, muitas vezes, não atende à heterogeneidade sociocultural brasileira e suas particularidades.
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