C´írculo de Cultura freireano

instrumento metodológico para o ensino profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-60159

Palavras-chave:

Ensino profissional, Círculo de Cultura, Metodologia freireana

Resumo

Este trabalho é consequência de uma experiência vivenciada no Curso Técnico em Guia de Turismo Subsequente ao Ensino Médio, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Câmpus Avançado Cabedelo Centro, na Barra do Mamanguape, Rio Tinto-PB. Nosso objetivo é relatar a vivência didático-pedagógica com os educandos durante a execução do curso profissional, em que utilizamos a metodologia freireana, que tem como base a relação dialógica entre o educando e o educador, valendo-nos do círculo de cultura como instrumento de interação entre esses atores e sua realidade. Na trajetória da elaboração e efetivação do método referido, registrou-se a experiência exitosa de Angicos-RN. No trabalho que ora apresentamos, constatamos que o método freireano pode e deve ser utilizado para além do ato de alfabetizar, já que a nossa experiência se deu de maneira também exitosa em turmas de ensino profissional. Por fim, concluímos que o círculo de cultura é um instrumento metodológico atemporal e totalmente viável para preencher as lacunas existentes em um modelo sistêmico de educação que, muitas vezes, não atende à heterogeneidade sociocultural brasileira e suas particularidades.

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Biografia do Autor

Ynakam Luis de Vasconcelos Leal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Avançado Cabedelo Centro, Brasil; membro pesquisador e vice-coordenador do Observatório da Educação Popular (UFPB).

Severino Bezerra da Silva , Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, professor titular da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, Brasil.

Ciro Linhares de Azevêdo , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pernambuco

Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil; coordenador do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED/UFPB) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil.

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

LEAL, Y. L. de V.; SILVA , S. B. da; AZEVÊDO , C. L. de. C´írculo de Cultura freireano: instrumento metodológico para o ensino profissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 326–343, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-60159. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/60159. Acesso em: 16 nov. 2024.