DESEOS DE LA MÁQUINA EN A MÁQUINA DESEJANTE:

Esquizophonia y tecnologías low-tech

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-35

Resumen

Este artículo pretende asociar la idea de deseo como producción y la idea de voz esquizofónica y tecnologías low-tech para comprender aspectos creativos del espectáculo A Máquina Desejante (2023). Para ello, se presentará una perspectiva conceptual del deseo y un recorrido discursivo que involucra operatividad, posibilidades, metáfora, significado, técnica y fracaso, junto con imágenes y relatos de algunos de los dispositivos desarrollados durante el proceso creativo.

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Biografía del autor/a

Guilherme Mayer, Universidade de Brasília

Doutorando em Processos Composicionais para Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Mestre em Artes Cênicas pelo mesmo programa. Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento Artes Cênicas (CEN) da Universidade de Brasília. Pesquisador associado do Anthropology and Dance Laboratory (AnD Lab). Participante do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena.

João Lucas, Universidade de Bras´ília

Pianista, compositor musical e pesquisador. Com vasta experiência na composição musical para artes performativas, colaborou com múltiplos coreógrafos e encenadores, tendo assinado a composição de música para mais de oitenta peças, várias delas premiadas nacional e internacionalmente.

Publicado

2024-09-23

Cómo citar

Mayer, G., Lignelli, C., & Lucas, J. (2024). DESEOS DE LA MÁQUINA EN A MÁQUINA DESEJANTE:: Esquizophonia y tecnologías low-tech . Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 11(1), 134–154. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v11n1a2024-35

Número

Sección

Artes da Cena e as Tecnologias da imagem e do som: estratégias pedagógicas e processos composicionais