NARRATIVAS QUALIRAS E TEATRALIDADES:

possibilidades artístico-pedagógicas na formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-07

Resumen

Este artículo propone un diálogo entre propuestas artístico-pedagógicas con lectura y teatralidad y narrativas qualiras, término peyorativo propio de São Luís - MA para nombrar a los homosexuales afeminados (que aquí se resignifica como un acto de resistencia). La experiencia fue mediada en 2019, durante un taller teórico-práctico propuesto para docentes de educación básica de múltiples áreas del conocimiento. Los objetivos fueron investigar el poder de la metáfora en libros literarios de temática qualira, además de proponer la aproximación de los participantes al vocabulario del nordeste brasileño en diálogo con las prácticas de lectura y teatralidad. Con base en estos supuestos, se utilizaron autores como Jackson Sá-Silva (2012) y Alderico Almeida (2022); Carmen Bobes (2004) y Heloise Vidor (2016, 2020). Los datos fueron recopilados y analizados a partir de registros fotográficos, orales (grabados) y escritos de los participantes del taller.

Palabras clave: pedagogía de las artes escénicas, qualira, lectura y teatralidad, enseñanza del teatro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Vicente Concilio é uma bixa apaixonada por teatro, educação e a obra de Leonilson. Paulistano, mora em Florianópolis desde 2008, onde é professor na graduação e pós-graduação em Artes Cênicas e no ProfArtes (Mestrado Profissional em Artes), na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco na Pedagogia das Artes Cênicas. Levou 6 anos para concluir sua Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (2002) na ECA-USP, onde também fez mestrado (2006) e doutorado (2013). Sua pesquisa de mestrado se refere a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado, orientado por Ingrid Koudela, está publicado sob o título de "BadenBaden. Modelo de Ação e Encenação no Processo com a peça didática de Bertolt Brecht". Foi Coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Capes, da UDESC entre 2011 e 2018. Foi coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas, da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas no biênio 2017-2018. Atualmente, dedica-se a estudar as práticas teatrais abolicionistas dentro do sistema penal e a reunir pessoas que fazem teatro em prisões pelo Brasil e em outros países, por meio do Observatório de Práticas Artísticas no Cárcere e em Espaços de Privação de Liberdade, grupo de pesquisa que lidera junto com Viviane Becker Narvaes (Unirio). É ator e diretor teatral que pesquisa, estuda e pratica cada vez mais as teorias e artes transviadas. Atualmente participa de Fractos Corpografados, projeto contemplado com a 38a Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, encabeçado pela Cia dxs Terroristas, coletivo que reúne dissidentes de gênero sobreviventes do sistema carcerário em torno do abolicionismo penal.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Nascimento, F. A., & Concilio, V. (2023). NARRATIVAS QUALIRAS E TEATRALIDADES: : possibilidades artístico-pedagógicas na formação docente. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 10(02), 124–144. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-07

Número

Sección

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 1