HERÓIS E MONUMENTOS DE PINHAIS, BARBÁRIE CULTURAL E TEATRO DO OPRIMIDO COMO ALTERNATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-19

Resumen

El trabajo selecciona el municipio de Pinhais para analizar la idea de barbarie cultural, de Walter Benjamin, y verificar cómo aún reproducimos la historia de los llamados “ganadores”? El foco se centra en la construcción de un texto de revisión a través del levantamiento bibliográfico de algunos fragmentos seleccionados de la historia y literatura de Pinhais, que presentan los vestigios de tal concepto. También se basa en la experiencia personal del primer autor (Eduardo Augusto Vieira Walger), con el montaje A Vovozinha, texto de Emiliano Perneta, para verificar la perpetuación de la citada barbarie. Finalmente, esta revisión apunta a un razonamiento sobre el Teatro del Oprimido (TO) como hipótesis práctica a construir en procesos futuros que se centren en los marginados, dejando de lado el elogio de los héroes oficiales y sus monumentos.

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Biografía del autor/a

Vicente Concilio, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Vicente Concilio é uma bixa apaixonada por teatro, educação e a obra de Leonilson. Paulistano, mora em Florianópolis desde 2008, onde é professor na graduação e pós-graduação em Artes Cênicas e no ProfArtes (Mestrado Profissional em Artes), na UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco na Pedagogia das Artes Cênicas. Levou 6 anos para concluir sua Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (2002) na ECA-USP, onde também fez mestrado (2006) e doutorado (2013). Sua pesquisa de mestrado se refere a sua atuação como professor de teatro em contextos prisionais em São Paulo e foi publicado pela Editora Hucitec, na coleção Pedagogia do Teatro, sob o título Teatro e Prisão: dilemas da liberdade artística. Seu doutorado, orientado por Ingrid Koudela, está publicado sob o título de "BadenBaden. Modelo de Ação e Encenação no Processo com a peça didática de Bertolt Brecht". Foi Coordenador da Área de Teatro do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid - Capes, da UDESC entre 2011 e 2018. Foi coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas, da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas no biênio 2017-2018. Atualmente, dedica-se a estudar as práticas teatrais abolicionistas dentro do sistema penal e a reunir pessoas que fazem teatro em prisões pelo Brasil e em outros países, por meio do Observatório de Práticas Artísticas no Cárcere e em Espaços de Privação de Liberdade, grupo de pesquisa que lidera junto com Viviane Becker Narvaes (Unirio). É ator e diretor teatral que pesquisa, estuda e pratica cada vez mais as teorias e artes transviadas. Atualmente participa de Fractos Corpografados, projeto contemplado com a 38a Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, encabeçado pela Cia dxs Terroristas, coletivo que reúne dissidentes de gênero sobreviventes do sistema carcerário em torno do abolicionismo penal.

Publicado

2024-06-24

Cómo citar

Vieira Walger, E. A., & Concilio, V. (2024). HERÓIS E MONUMENTOS DE PINHAIS, BARBÁRIE CULTURAL E TEATRO DO OPRIMIDO COMO ALTERNATIVA. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 10(3), 76–91. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n3a2024-19

Número

Sección

Pedagogia das Artes Cênicas: outras epistemologias - volume 2