O ARTIVISMO DA PROXIMIDADE E A CRIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A PARTIR DA ESCUTA:
da Vigília Lula Livre a outras comunidades de luta
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n2a2023-08Resumen
En este artículo presento puntos del Artivismo de proximidad basado en el análisis de una performance del grupo Salmonela Urbana Cia, al lado del grupo Práticas e processos de performances e intervenções (UNESPAR), que ocurrió en las comunidades temporales: Vigília Lula Livre, Comunidad Indígena y Librería Feminista. Las especificidades de ellas fueron analizadas y transformadas en procedimientos metodológicos y en las implicaciones pedagógicas intrínsecas a sus formas de hacer. La consigna fue la escucha como apertura para la creación de procedimientos y el diálogo entre las diversas subjetividades para la construcción de su modo de hacer. La base teórica fue: Paulo Freire, Larossa Bondia, Eleonora Fabião, Oscar Cornago, Marcelo Expósito, Claire Bishop, Nicolas Bourriaud.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).