EDUCAÇÃO, CENA E TEATRALIDADE COMO FUNDAMENTO PARA UMA AULA

Autores

  • João Paulo Ferreira Silva UDESC/CEART/PPGAC

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-02

Resumo

Neste ensaio exponho conceitos que tenho articulado em minha prática educacional em escolas públicas de educação básica como professor de arte/teatro. As concepções de cena e teatralidade a partir do filósofo Jacques Ranciére estão tecidas perto de noções de educação (educare e educere) a partir do antropólogo Tim Ingold. Experimento aproximações entre a aula e a cena em oposição ao dispositivo explicativo que determina o acontecimento aula e a partilha de razões que o constitui, como também aponto pistas para a reinvenção de cenas educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ferreira Silva, J. P. (2023). EDUCAÇÃO, CENA E TEATRALIDADE COMO FUNDAMENTO PARA UMA AULA. Revista Rascunhos - Caminhos Da Pesquisa Em Artes Cênicas, 10(1), 17–27. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v10n1a2023-02