Evocações Espectrais

A propósito de Sin título, técnica mixta

Autores/as

  • Carla Dameane Pereira de Souza Universidade Federal da Bahia
  • Ileana Diéguez Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)Cuajimalpa

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-03

Resumen

Artigo de Ileana Diéguez, no qual a pesquisadora teatral apresenta uma análise do espetáculo Sin título, técnica Mixta (2004), do Grupo Cultural Yuyachkani a partir da problemática da memória na cena latino-americana e, em especial sobre os dispositivos documentais utilizados pelo grupo nesta obra que tem como temas centrais a pós-memória da Guerra do Pacífico (1879-1883) e do Conflito Armado Interno do Perú (1980-2000).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Dameane Pereira de Souza, Universidade Federal da Bahia

Professora no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A tradução deste artigo foi
realizada em 2012, durante a pesquisa de doutorado desenvolvida sobre o Grupo Cultural Yuyachkani no
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (Pós-Lit/FALE,
UFMG) e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ileana Diéguez, Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)Cuajimalpa

1
Professora pesquisadora no Departamento de Humanidades da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM)
Cuajimalpa. Membro do Sistema Nacional de Investigadores, nivel II. Doutora em Letras (2006) com período
de pós-doutorado em História da Arte, na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), com apoio
de CONACYT (2008-2009). Trabalha sobre problemáticas da arte, memória, violência, o luto, e as teatralidades
e performatividades expandidas e sociais. É curadora independente de exposições visuais como Navajas, de
Rosa María Robles (Centro de las Artes de Monterrey, e Instituto Potosino de Cultura, 2012); Sudarios, de
Erika Diettes (ExTeresa Arte Actual, 2012); La domus del ausente, de Juan Manuel Echavarría e Mayra Martell
(Galería Metropolitana, 2013); Ensayo de la memoria, de Mayra Martell (Museo Universitario del Chopo,
2012); Las formas de la ausencia (Casa de la Cultura de la UAEMéx, en Tlalpan, agosto 2015). Curadora dos
proyectos “Des/montar la re/presentación” (realizado na UAM-Cuajimalpa) e “Desmontajes: procesos de
investigación y creación escénica” (realizado no CITRU-INBA entre os anos 2003 e 2009). Tem ministrado
seminários e conferências em programas de pós-graduação de Artes e Letras das seguintes instituições
acadêmicas: Universidade de São Paulo, Universidad de Buenos Aires, Universidade Federal de Rio Grande do
Sul, Universidad de Concepción en Chile, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de
Uberlândia, Universidad Nacional de Colombia, na Universidade Nacional Autônoma do México e la
Universidad Iberoamericana.

Publicado

2021-04-19

Cómo citar

Pereira de Souza, C. D., & Diéguez, I. (2021). Evocações Espectrais : A propósito de Sin título, técnica mixta. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 8(1), 28–38. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v8n1a2021-03