Aula Encenação do Professor Luiz Pazzini

Autores/as

  • RAYLSON CONCEICAO Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC https://orcid.org/0000-0002-5188-1261
  • Tânia Cristina Costa Ribeiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v9n1a2022-14

Resumen

Este artigo se debruça sobre a análise da aula do professor Luiz Pazzini realizada no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFMA em outubro de 2019. A metodologia se baseia na análise dos textos, no jogo teatral com os elementos cênicos e na proposta pedagógica da aula. A fundamentação teórica está pautada nas bibliográficas de Flávio Desgranges (2015) e Viviane Juguero (2016). Tais escritos compõe parcialmente a minha pesquisa de mestrado.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

RAYLSON CONCEICAO, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC

Tem experiência na área de TEATRO, com ênfase em direção teatral e iluminação, tendo atuado também nas seguinte áreas: Discente do curso Licenciatura em Teatro - UFMA; Bolsista do PIBID - (Programa de Iniciação á Docência); Estagiário do Teatro João do Vale; Estagiário do Teatro Arthur Azevedo; Estagiário do Sesc Setor de Cultura; Grupo de pesquisa e extensão CENA ABERTA; Grupo de Teatro DRAO DA (IN) CONSTÂNCIA e cursando atualmente a especialização em Arte, Mídia e Educação - IFMA.

Tânia Cristina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/ Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGAC

Doutora em Arte, junto ao Programa de Pós- Graduação em Arte da UnB, na linha de pesquisa "Processos Compoisicionais para a Cena", com o estudo "É uma dança Portuguesa, com certeza? Um estudo sobre formas de pertencimentos, processos de criação e influencias na Dança Portuguesa do Maranhão (2016). Realizou investigação por meio da bolsa de doutorado sanduiche na Universidade de Motricidade Humana/Programa de Pós Graduação em Dança-Universidade de Lisboa-PT. Mestre em Ciências Sociais, com concentração na área de antropologia, desenvolveu o estudo denominado "Nos bastidores da dança contemporânea: estudo sobre corporalidade e formas de sociação", com sua defesa em março de 2008. Graduada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). Professora assistente III da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Departamento de Artes. Tem experiência na área de Artes Cênicas, com ênfase em Arte-educação, atuando nos seguintes seguimentos: dança, cultura corporal, expressão corporal, cultura popular, metodologia e artes visuais. De 2003 a 2010 coordenou o Acaia-grupo de práticas e estudos corporais com alunos dessa instituição, desenvolvendo produções artísticas, extensão e pesquisa. Atuante em projetos de extensão, coordenou o projeto "Terreiro em festa" de 2003 a 2012, projeto oficializado junto à instituição. Foi integrante do GEASC (2004) Grupo de Estudos em Antropologia e Sociedade Contemporânea, grupo que se destina à discussões, pesquisa e produções científicas sobre corpo, risco e sexualidade, incluindo alunos e professores dessa instituição. Busca participar de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas junto aos seus alunos, voltadas para a cultura das danças populares tradicionais e contemporâneas. Compartilhou com o projeto de extensão "Arte na Escola" ligado ao Instituto do mesmo nome, na qualidade de coordenadora pedagógica e coordenadora geral (2008-2012). Participou da vivência frente do curso de Licenciatura em teatro (2010-2011), modalidade à distância (PROLICEN), como coordenadora geral. Atualmente desenvolve pesquisas que envolvem: o ensino de arte no Maranhão e o hibridismo nas danças populares. No presente momento coordena o Pólo Arte na Escola com ações de formação continuada junto a professoras/res de escolas de ensino básico e alunos egressos.

Publicado

2022-04-25

Cómo citar

CONCEICAO, R., & Ribeiro, T. C. C. (2022). Aula Encenação do Professor Luiz Pazzini. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 9(1), 148–160. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v9n1a2022-14

Número

Sección

LUIZ PAZZINI- Teatro de Memórias e Processos Educativos