Mensagens/Cartas trocadas sobre Tempos de Errância em tempos de pandemia

CORPOS em desaparição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-03

Resumen

O presente ensaio se propõe a fazer uma conversa reflexiva sobre o processo de criação do espetáculo Tempos de Errância com texto de Rosyane Trotta, direção de Dirce Helena Carvalho e atuações de Narciso Telles e Guilherme Conrado. A obra trata de desaparições forçadas na América Latina contemporânea. A importância desta reflexão acerca da ausência de corpos, bem como dos disparadores que nortearam o processo de criação atoral, serão discutidos no decorrer do texto buscando apresentar o caminho percorrido na criação de Tempos de Errância. Por conseguinte, não há como deixar de estabelecer relações das ausências de corpos na América Latina com o momento em que estamos sendo afligidos pela pandemia da COVID-19, com pessoas que desaparecem de nossas vidas. Deste modo, tomamos a liberdade em apresentar uma discussão pautada na ausência de corpos no espetáculo Tempos de Errância e, ao mesmo tempo, expandir minimamente tal discussão agregando questões das ausências presentes neste momento pandêmico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dirce Helena Carvalho, UFU

Atriz/Diretora Teatral. Diretora Teatral/Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora efetiva do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado) da Universidade Federal de Uberlândia; professora do PPGAC - Programa de Pós-Graduação em Ates Cênicas; professora do Prof-Artes (Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Federal de Uberlândia; Líder do GEAC/UFU/CNPq (grupo de pesquisa); publicações e prática artística na área de Artes/Teatro,com ênfase em Atuação/Interpretação/Corpo-voz//Cena contemporânea/Performance text/Pedagogia Teatral. Ex-coordenadora do Prof-Artes (Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Federal de Uberlândia.

Narciso Telles

Teatreiro, ator e diretor. Pós-Doutor em Teatro (UDESC, 2012), (UAM/Universidad Castilla de la Macha, 2017 - Programa Estágio Sênior/CAPES). É professor do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado), do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFU e no PPGAC/UFMA. Pesquisador do CNPq e do GEAC/UFU. Tem estudos, publicações e prática artística na área de Artes/Teatro, com ênfase em Interpretação/Atuação/Improvisação; Pedagogia do Teatro e Cena Contemporânea; Artes do Corpo e Educação. Membro do Núcleo 2 Coletivo de Teatro -Uberlândia-MG. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), gestão 2015 -2016.

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

Carvalho, D. H. ., & Telles , N. (2020). Mensagens/Cartas trocadas sobre Tempos de Errância em tempos de pandemia: CORPOS em desaparição. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 7(2), 37–56. https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-03

Número

Sección

Processos de preparação e criação - corpos, poéticas, memórias e políticas