O CORPO EM MÚLTIPLAS CENAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-11

Resumen

Neste texto-ensaio procuro fazer uma breve reflexão inspirada no tema proposto para esta revista: poéticas do corpo em cena. Um depoimento do meu caminho na arte, na pesquisa - técnica, dramaturgia, linguagem - e na docência, entremeado com reflexões. As atividades de artista, de pesquisador e de professor são contaminadas, friccionadas num mesmo corpo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Tessari Coutinho, USP - Universidade de São Paulo

Professor doutor no departamento de Artes Cênicas (CAC) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Escola de Comunicações e Artes - USP. Coordenador do grupo de pesquisa (CNPq) CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator.

Citas

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

COUTINHO, Eduardo Tessari. O mimo e a mímica: Uma contribuição para a formação do ator brasileiro. 1993. 123. Dissertação Programa em Artes ECA-USP, São Paulo, 1993.

COUTINHO, Eduardo Tessari. Uma Cena Precisa: Procedimentos para uma cena quase pronta. 2000. 219. São Paulo, Tese Programa em Artes ECA-USP, São Paulo, 2000.

FO, Dario. Manual Mínimo do Ator. São Paulo: Ed. Senac, 2004.

MORENO, Jacob L. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo e do sociodrama. Edição do estudante. São Paulo: Daimon, 2008.

REY, Alain. Au coeur du mime, la miméses. In: LECOQ, Jacques (org.). Le théâtre du geste. Mime et acteurs. Paris (França): Bordas, 1987. p. 11-13.

RODRIGUES, Rosane. Teatro de Reprise: Improvisando com e para grupos. São Paulo: Ágora, 2016.

TAVARES, Gonçalo M. Atlas do Corpo e da Imaginação. Alfragide (Portugal): Editorial Caminho, 2013.

Publicado

2019-04-08

Cómo citar

Coutinho, E. T. (2019). O CORPO EM MÚLTIPLAS CENAS. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 6(2). https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-11

Número

Sección

Poéticas do Corpo em Cena