PINTURA EM LECOQ: uma poética corporal
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-06Resumen
O presente artigo aborda um conjunto de práticas corporais provenientes da pedagogia de Jacques Lecoq (1921-1999) relacionadas à arte da pintura. Além da experiência própria vivida em sua escola em 1992/93 e 2015, trazemos aqui considerações baseadas no curso de pesquisa e extensão realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul entre 2017 e 2018, intitulado "Pintura em Lecoq: composição a partir do movimento no espaço" enfatizando o modo como essas práticas contribuem para a imaginação do ator. Descrevemos algumas das práticas na íntegra como modo de divulgar esse conhecimento e de tentar abarcar a extensão filosófica dessa pedagogia por meio da noção de Fundo poético comum.
Descargas
Citas
DANTAS, Mônica. Dança: o enigma do movimento. Porto Alegre: Ed.Universidade,/UFRGS, 1999.
FREIXE, Guy. La Filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine. Paris: L
LORELLE, Yves. Dullin-Barrault. L
LECOQ, Jacques. Le corps poétique. Un enseigment de la créacion théâtrale. Paris: Actes Sud-Papiers/ANRT, 1997.
NUNES, Sandra Meyer. As metáforas do corpo em cena. São Paulo: Annablume, 2009.
SACHS, Cláudia Müller. A metodologia de Jacques Lecoq. Estudo conceitual.Dissertação (Mestrado em Teatro)
SACHS, Cláudia Müller. A Imaginação é um músculo. A contribuição de Lecoq para o trabalho do Ator. Tese (Doutorado em Teatro)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).