CUERPO-VOZ: el oscuro como experiencia para una inmersión en voz
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v6n2a2019-12Resumen
A voz carrega a trajetória do sujeito (como da personagem) que fala, sua maneira única de pertencer ao mundo. O atual panorama teatral brasileiro sofre constantes mudanças e influências e exige do ator uma adequação em seu treinamento corpóreo-vocal. Mas qual seria, então, esse treinamento? O presente artigo traz excertos de experiências realizadas com estudantes de Artes Cênicas da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM), em Brasília-DF. Realizou-se um treinamento vocal com os estudantes vendados, com o intuito de desenvolver um conjunto de procedimentos práticos a partir dos demais sentidos. Durante os experimentos, constataram-se frágeis a compreensão e a assimilação da união corpo-voz durante o fazer teatral. No entanto, com o desenvolvimento e a apropriação da rotina de ensaios, o grupo superou sua insegurança com a escuridão e passou a criar de maneira espontânea e autônoma, evidenciando que a experiência e o saber provindo do corpo proporcionam autoconhecimento, que por sua vez potencializa o fazer teatral e a voz em cena.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).