O RESSOAR DA CULTURA DO ABOIO NO FAZER ARTÍSTICO

Autores/as

  • Jessiara Menezes Lorena Bacharela em Artes Cênicas pela UEL
  • César Lignelli Professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015) com o projeto da Da voz à cena: Qorpo Santo na rua em um trailer-teatro .

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-09

Resumen

O artigo apresenta características da cultura do aboio, a partir das pesquisas idealizadas por Mário de Andrade na Missão de Pesquisas Folclóricas em 1938, em diálogo com os autores Adriano Caçula Mendes e Maria Laura de Albuquerque Maurício. Discorre acerca da prática da atriz em sala de ensaio, com foco para exercícios e posturas corporais, que são estudados como potencializadores de uma tensão e atenção corporal, em prol de um corpo consciente e criativo em cena. A pesquisa prática é esmiuçada considerando conceitos de criadores como Jerzy Grotowski e Mario Biagini. Apresenta-se assim, um trabalho prático e teórico que partiu de cantos rurais de tradições brasileiras, os quais carregam peculiaridades dos seus fazedores, no intuito de investigar as especificidades e poéticas da artista que se coloca em processo de criação.

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Biografía del autor/a

Jessiara Menezes Lorena, Bacharela em Artes Cênicas pela UEL

Jessiara Menezes é atriz, diretora e professora de teatro, bacharela em Artes Cênicas pela UEL

César Lignelli, Professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015) com o projeto da Da voz à cena: Qorpo Santo na rua em um trailer-teatro .

Professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN) e dos Programas de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014 - 2015) com o projeto da Da voz à cena: Qorpo Santo na rua em um trailer-teatro .

Citas

ANDRADE, Mário de. As Melodias do Boi e outras Peças. São Paulo: Duas Cidades, 1987.

ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Coordenação: Oneyda Alvarenga, 1982

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GROTOWSKI, Jerzy. FLASZEN, Ludwik; BARBA, Eugênio. O Teatro Laboratório de JerzyGrotowski 1959

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MENDES, Caçula Adriano. Aboio no Sertão Paraibano: Um canto no trabalho, um trabalho no canto. 132 f. Dissertação (Mestrado emMúsica)

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VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Filmes ABOIO. Direção: Marília Rocha, Produção: Helvécio Marins Jr. e Marília Rocha. Brasil: Anavilhana Filmes LTDA

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

Lorena, J. M., & Lignelli, C. (2018). O RESSOAR DA CULTURA DO ABOIO NO FAZER ARTÍSTICO. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-09