O TEATRO PEDAGÓGICO DE BRECHT
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-07Resumen
Este artigo é uma reflexão sobre a importância das peças didáticas de Brecht no contexto educacional, sendo um gênero teatral que apresenta eventos sociais em seu processo dialético, mostrando o homem como um agente de transformação do mundo, por isso torna-se essencialmente pedagógico. Também por trás de sua forma há a ideia de que os sujeitos são levados a mudar suas atitudes diante das adversidades quando conhecem seu papel social.Descargas
Citas
ALTHUSSER, Louis. Sobre Brecht e Marx (1968). Crítica Marxista, São Paulo, Ed.Revan, v.1, n.24, 2007, p.51-62.
BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
_________. Teoria de la rádio (1927-1932). In: BASSETS, L. (edt). De las ondas rojas a las rádios libres. Barcelona: G. Gilli, 1998.
_________. The Radio as an Apparatus of Communication in STRAUSS, Neil (org.). Radiotext (e). New York, Semiotext (e), 1993u.
FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
_________. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
GATTI, Luciano. Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto. Cadernos de Filosofia Alemã nº 12
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
__________. Texto e Jogo - uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.
__________. Um Voo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.
KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro: introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, Jacó; Coelho Netto, José Teixeira; Cardoso, Reni Chaves (org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 93-123.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1993. 187 p. Ilus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).