O TEATRO PEDAGÓGICO DE BRECHT

Autores/as

  • ELIETE FERNANDES MATIAS Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-07

Resumen

Este artigo é uma reflexão sobre a importância das peças didáticas de Brecht no contexto educacional, sendo um gênero teatral que apresenta eventos sociais em seu processo dialético, mostrando o homem como um agente de transformação do mundo, por isso torna-se essencialmente pedagógico. Também por trás de sua forma há a ideia de que os sujeitos são levados a mudar suas atitudes diante das adversidades quando conhecem seu papel social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ELIETE FERNANDES MATIAS, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestra em Artes pela UFPB (2016); Professora-Colaboradora do Polo UAB da UFPB/Virtual; E-mail. elietefmatias@gmail.com;: Pesquisadora na linha de Pesquisa Ator e Cena: processos, poéticas e metodologias, do Grupo Teatro Tradição e Contemporaneidade, registrado no CNPq.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Sobre Brecht e Marx (1968). Crítica Marxista, São Paulo, Ed.Revan, v.1, n.24, 2007, p.51-62.

BRECHT, Bertold. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

_________. Teoria de la rádio (1927-1932). In: BASSETS, L. (edt). De las ondas rojas a las rádios libres. Barcelona: G. Gilli, 1998.

_________. The Radio as an Apparatus of Communication in STRAUSS, Neil (org.). Radiotext (e). New York, Semiotext (e), 1993u.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

_________. Teatro dialético: ensaios. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

GATTI, Luciano. Benjamin e Brecht: a pedagogia do gesto. Cadernos de Filosofia Alemã nº 12

KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.

__________. Texto e Jogo - uma didática brechtiana. São Paulo: Perspectiva, 1996.

__________. Um Voo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.

KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro: introdução à semiologia da arte do espetáculo. In: GUINSBURG, Jacó; Coelho Netto, José Teixeira; Cardoso, Reni Chaves (org.). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006, p. 93-123.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1993. 187 p. Ilus.

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

MATIAS, E. F. (2018). O TEATRO PEDAGÓGICO DE BRECHT. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 5(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n2a2018-07