ENCONTRO COM MAUD ROBART: intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas
Resumen
As atividades de intercâmbio entre Maud Robart e artistas e pesquisadores brasileiros reuniudos em três universidades (UNICAMP, USP e UFU) tiveram seu início na cidade de Campinas, especialmente no distrito de Barão Geraldo. Ali, realizou-se uma palestra pública (ou encontro, como preferiu nomear a pesquisadora franco-haitina) e um workshop prático com duração de seis dias com os seguintes participantes: o Grupo de Estudos da Atuação (coletivo de pesquisas coordenado por mim no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP e que é intergrado por Cadu Ramos, Tess Amorim, Vanessa Petrongari, Virgílio Guasco e Lucas Marcondes); duas atrizes da Cia Teatro Balagan (Natacha Dias e Flávia Teixeira); dois integrantes do Barracão Teatro (Tiche Vianna e Ésio Magalhaes). Aqui, procuro uma certa tradução (para usar uma palavra frequentemente utilizada durante estes encontros) para este intenso processo de intercâmbio artístico. Como se verá, na tentativa de maior fidelidade às práticas de trabalho, procurarei me ater à descrição das experiências, permitindo que delas emerja uma sabedoria. Não espere, portanto, análises teóricas ou a tentativa de tornar conhecimento científico aquilo que se apresentou a mim como um saber sensível. Insistirei em não racionar senão como durante o trabalho: com o corpo em ação ou em situação de experiência. Não permitir que o pensamento se antecipasse às experiências e permitir que delas mesmas se realizasse um potencial de aprendizado, foi um objetivo constante.
Descargas
Citas
BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de Atropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Universidade Estadual de Campinas: Revista Brasileira de Educação, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf>. Consulta em 10/06/2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).