Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
Resumen
A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).
Descargas
Citas
BERNARD, Michel. El Cuerpo, un fenómeno ambivalente. Editorial Paidòs Iberica, 1994.
BUENAVENTURA VIDAL, Nicolás. Amaranta porque. Editorial Panamericana, 1998.
CASSIRER, Ernst. Antropología Filosófica. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1967 (2003).
DELEUZE, Gilles. GUATTARI Félix. Mil Mesetas. Capitalismo y Esquizorenia. Ed. De Minuit. Col.
ELIADE, Mircea. Lo sagrado y lo profano. Edición LABOR, colección "punto omega", 1985.
MAFFESOLI, Michel. El Instante eterno (El Retorno de lo Trágico en las sociedades posmodernas). Buenos Aires-Barcelona-México: Editorial Paidós, 2001.
SAGAN, Carl. Los dragones del edén. Especulaciones sobre la evolución de la inteligencia humana. Barcelona: Editorial Crítica, 1993.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies
ARTE Cubano. Consejo Nacional Artes Plásticas Cuba. Re-visión de una década. Antropología y Arte en los 80, 2004.
ENEMA. Facultad de Artes Plásticas ISA. Cuba. 2000.
REVISTA de Artes Visuales. Arte Cubano. Número 1995.
TRIBUNA de la Habana, Ciudad de La Habana. 22 enero 1995.
Performance Arte y Acción. Grupo Okan (Geografías Corporales. Se hace camino) Disponible en: <http://www.youtube.com/watch?v=kjXM47NwA-c>
Performance Arte. Transmisión. Okan. Disponible en: http://www.youtube.com/watch?v=ZsVSzbMrvmE
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).