Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira

Autores/as

  • Adrian Gomez Facultad de Artes ASAB, Bogotá-Colombia

Resumen

A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adrian Gomez, Facultad de Artes ASAB, Bogotá-Colombia

Artista cubano con bachillerato artístico en la Escuela Especial de Artes Plásticas

Citas

BERNARD, Michel. El Cuerpo, un fenómeno ambivalente. Editorial Paidòs Iberica, 1994.

BUENAVENTURA VIDAL, Nicolás. Amaranta porque. Editorial Panamericana, 1998.

CASSIRER, Ernst. Antropología Filosófica. México, DF: Fondo de Cultura Económica, 1967 (2003).

DELEUZE, Gilles. GUATTARI Félix. Mil Mesetas. Capitalismo y Esquizorenia. Ed. De Minuit. Col.

ELIADE, Mircea. Lo sagrado y lo profano. Edición LABOR, colección "punto omega", 1985.

MAFFESOLI, Michel. El Instante eterno (El Retorno de lo Trágico en las sociedades posmodernas). Buenos Aires-Barcelona-México: Editorial Paidós, 2001.

SAGAN, Carl. Los dragones del edén. Especulaciones sobre la evolución de la inteligencia humana. Barcelona: Editorial Crítica, 1993.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies

ARTE Cubano. Consejo Nacional Artes Plásticas Cuba. Re-visión de una década. Antropología y Arte en los 80, 2004.

ENEMA. Facultad de Artes Plásticas ISA. Cuba. 2000.

REVISTA de Artes Visuales. Arte Cubano. Número 1995.

TRIBUNA de la Habana, Ciudad de La Habana. 22 enero 1995.

Performance Arte y Acción. Grupo Okan (Geografías Corporales. Se hace camino) Disponible en: <http://www.youtube.com/watch?v=kjXM47NwA-c>

Performance Arte. Transmisión. Okan. Disponible en: http://www.youtube.com/watch?v=ZsVSzbMrvmE

Publicado

2017-04-19

Cómo citar

Gomez, A. (2017). Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(1). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790

Número

Sección

Performance e Pedagogias: Poéticas e Políticas do Corpo