DA EXPERIÊNCIA DE SER 58 CORPOS OU UM SÓ CORPO: um relato frenético das sensações que vivi em 58 Indícios Sobre o Corpo
Resumen
Neste artigo procuro expurgar de forma desenfreada tudo aquilo que transpassou meu corpo durante a experiência enquanto performer dentro da obra 58 Indícios Sobre o Corpo (versão Brasil). O trabalho não tem como foco o aprofundamento em nenhuma questão específica. O principal é compartilhar com o leitor - por meio de metáforas, diálogos com alguns autores, inclusive com a própria obra base da performance -, tudo o que me atravessou na experiência cênica em questão.
Descargas
Citas
ARTAUD!: Vídeo-ensaio. Atuação: Rubens Corrêa. Direção: Ivan de Albuquerque. Rio de Janeiro: acervo pessoal, 1986.
ARTAUD, Antonin. O Teatro e Seu Duplo. Tradução de Teixeira Coelho. Consultoria da Tradução de Monica Stahel. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BETTO, Frei. Aldeia do Silêncio. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. In: Revista Repertório. Salvador: 2011.
LEAL, Mara. Memória e(m) Performance: material autobiográfico na composição da cena. Uberlândia: Edufu, 2014.
LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
LINS, Daniel. Antonin Artaud - O Artesão do Corpo Sem
NANCY, Jean-Luc. Corpo, Fora. Tradução e Organização de Márcia Sá Cavalcante Schuback. 1ª ed. Cidade: 7 Letras, 2015.
RIBEIRO, Mônica. Memórias na dança-improvisação: acontecimentos do corpo. In: Performances da Memória. Impressões de Minas. 2013.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina SA, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).