O Corpo como Repertório nas Performances Culturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-06

Resumen

As Performances Culturais continuam sendo importante tema de debate no campo dos Estudos da Performance, especialmente quando nos referimos às proposições conceituais desenvolvidas por Richard Schechner e seus parceiros na New York University. Partindo das reflexões propostas por Diana Taylor acerca da memória como elemento constituinte das performances incorporadas, proponho aqui desenvolver uma reflexão sobre o corpo como "espaço" do repertório nas performances culturais (ou performances rituais). Interessa a compreensão da performatividade como qualidade das ações do sujeito em suas práticas rituais, o que faz do corpo-espaço repertório de saberes e fazeres que se processam no próprio ato performativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jarbas Siqueira Ramos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Graduado em Artes -

Citas

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. Tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. São Paulo:

BI

BURKE, Peter. História como memória social. In: Variedades da história cultural. Trad. Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilizações Brasileiras, 2000.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Trad. Thaís Flores Nogueira Diniz, Maria Antonieta Pereira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Celia Santos Raposo. Petrópolis : Vozes, 1996.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LIGI

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Trad. Eliana Lourenço de Lima Reis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

TURNER, Victor W. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Trad. Nancy Campi de Castro. Petrópolis/RJ: Vozes, 1974.

______. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications, 1982.

______. The anthropology of performance. New York: PAJ Publications, 1987.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Ramos, J. S. (2016). O Corpo como Repertório nas Performances Culturais. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-06