Galanga, Chico Rei! Uma Análise sobre a Teatralidade do Musical de João das Neves

Autores/as

  • Maria do Socorro Calixto Marques UFU
  • Tatiane Oliveira da Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-10

Resumen

Este artigo tem como propósito investigar o teatro musical de base afrodescendente desenvolvido pelo diretor João das Neves. Para essa pesquisa, a peça escolhida entre outras do diretor foi Galanga, Chico Rei!, texto de Paulo Cesar Pinheiro. O espetáculo teatral versa sobre a questão do negro e a relação entre as suas tradições e a construção do congado mineiro. Além disso, trabalharemos com alguns conceitos de análise e estruturas propostas por Bertholt Brecht, como distanciamento e gestus (1967).


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Calixto Marques, UFU

Este artigo apresenta referências sobre teatro musical, bem como referências sobre dramatugia e espetáculo. Para além dessas referências, traz também posicionamentos sobre teatro político, rituais religiosos e performance

Citas

ALEXANDRE, Marcos Antonio. Galanga, Chico Rei : encruzilhadas do rito, memória e religiosidade. In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Tempos de Memória: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. Porto Alegre: ABRACE, 2012. p. 1-6.

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Aspectos dos rituais religiosos no teatro negro brasileiro contemporâneo. In: V Congresso da ABRACE, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010. p. 1-5.

BADER, Wolfgang. Brecht no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. P. 241-248.

BARBA, Eugênio. Dramaturgia: o trabalho das ações. In: BARBA, Eugênio & SAVARESE (ORG.). A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral.São Paulo: Realizações Editora, Livraria e Distribuidora, 2012.

BRECHT, Bertold. Teatro Dialético. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1967. BORNHEIM, Gerd. A estética do teatro. Rio de Janeiro, Graal, 1992. P.236-169.

MARQUES, Fernando. Do golpe à abertura: teatro musical e expressão política, uma introdução. Brasília: Revista Humanidades. N. 044. Brasília: UNB. Segundo semestre de 1998.

MARQUES, Maria do P. Socorro Calixto. Práticas de um encenador: João das Neves em algumas colocações cênicas. In: Gomes, Andre Luis & Maciel, Diógenes (orgs.) Penso Teatro: Dramaturgia, crítica e encenação. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012.

PE

RUBIM, Mirna. Teatro Musical Contemporâneo no Brasil: sonho, realidade e formação profissional. Niteroi: Revista Poesis, nº16, UFF, 2010, p. 09-11.

SPIRONELLI, Stela Garcia. A Imersão na História da Arte um paralelo entre o passado e o presente. Dissertação apresentada ao Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Estética e História da Arte. São Paulo, 2007.

VENEZIANO, Neyde. Teatro Musical: da tradição ao contemporâneo. Niteroi: Revista Poesis, nº16, UFF, 2010, p. 09-11.

Publicado

2016-12-15

Cómo citar

Marques, M. do S. C., & Silva, T. O. da. (2016). Galanga, Chico Rei! Uma Análise sobre a Teatralidade do Musical de João das Neves. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 3(2). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v3n2a2016-10