Teatro e comunidade na perifeira de Aparecida de Goiânia: narrativas e oralidades em cena
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-11Resumen
Com o presente artigo, pretendemos estudar a Associação Sociocultural/Ponto de Cultura Cidade Livre, de Aparecida de Goiânia, segundo o conceito de teatro comunitário, associado aqui a três noções da história cultural, quais sejam: representação, micro-história e identidade. Iniciaremos esta reflexão com um arcabouço que, em nosso entendimento, conjuga teatro e história, discutindo, a seguir, o contexto do teatro em questão, situado na periferia, e o espetáculo Em Aparecida de Goiânia... Tenho uma vida melhor!, apresentado no ano de 2014.
Descargas
Citas
ARRAIS, Tadeu Alencar. Acionando territórios: a mobilidade na região metropolitana de Goiânia e em Aparecida de Goiânia. Goiânia: Boletim Goiano de Geografia. v. 26, n. 1, 2006. p. 91-114.
BURKE, Peter. O que é história cultural. Trad. de Sérgio Goes de Paula. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CASTRO, Mauri de et al. Aparecida de Goiânia: Revista Cultural Cidade Livre. Associação Sociocultural Cidade Livre. Goiânia, 2014.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. 2 ed. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel: B Brasil, 2002.
CORREIA, Takaiúna. Takaiúna Correia: depoimento [2015]. Entrevistadora: Walquiria Pereira Batista. Aparecida de Goiânia, 2015. Clipe de filme. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa O teatro no entorno de Goiânia: uma introdução histórica.
KOWZAN, Tadeusz. Os signos no teatro
LOBATO, Jefferson. Jefferson Lobato: depoimento [2015]. Entrevistadora: Walquiria Pereira Batista. Aparecida de Goiânia, 2015. Clipe de filme. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa O teatro no entorno de Goiânia: uma introdução histórica.
MELO, Freud de. Aparecida de Goiânia: do zero ao infinito. Aparecida de Goiânia: ASA, 2002.
NOGUEIRA, Marcia P. Tentando definir o teatro na comunidade. In: MENCARELI, Fernando (org.) Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Anais da IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2006. p. 263-266.
PESAVENTO, Sandra J. História & história cultural. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
SANTANA, Márcia N. R. Identificação dos impactos ambientais da ocupação irregular na Área de Preservação Permanente (APP) do córrego Tamanduá em Aparecida de Goiânia. Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Anais do II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. 2011. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. p. 1-5. Disponível em <http://www.ibeas.org.br/congresso/Trabalhos2011/VI-009.pdf>. Acesso em: 28/06/2015.
SANTOS, Lucas M. dos. A produção do espaço intra-urbano de Aparecida de Goiânia e a dinâmica metropolitana de Goiânia: de 1960 aos anos 2000. 2008. 148 f.: il., figs., tabs. Dissertação (Mestrado)
SILVA, Erotilde H. O fazer teatral: forma de resistência. Fortaleza: Ed. Universidade Federal do Ceará, 1992.
SIMONE, Nilda. Um olhar sobre Aparecida
TELLES, Narciso. Teatro comunitário: ensino de teatro e cidadania. Florianópolis: Urdimento Revista de Estudos Teatrais na América Latina. n. 05, 2003. p. 66-71. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2003/urdimento_5.pdf>. Acesso em: 27/01/2015.
TURINO, Célio. Ponto de Cultura: o Brasil de baixo para cima. 2 ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2010.
VELLOSO, Sônia Laiz V.; NOGUEIRA, Marcia P. Pontos de Cultura: um espaço para o teatro comunitário nas políticas públicas. Florianópolis: Revista do Centro de Artes da UDESC. n. 8, ago 2010- jul 2011. p. 148-156. Disponível em: <http://www.ceart.udesc.br/dapesquisa/edicoes_anteriores/8/files/01CENICAS_Marcia_Pompeo-Sonia0602.pdf>. Acesso em: 07/02/2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).