A cena caminhante: uma etnografia dos corpos brincantes nos cortejos festivos
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-01Resumen
O presente texto aborda questões relacionadas à Festa de São Marçal ou Encontro de Bois do João Paulo, como também é conhecida a festa que acontece anualmente no dia 30 de junho, no bairro do João Paulo, em São Luís - MA. Neste contexto, a partir de um enfoque interdisciplinar a festa, a cena e os brincantes são elementos importantes para o entendimento das diversas formas de interação, produção simbólica e estética praticadas em São Marçal.
Descargas
Citas
ALBERNAZ, Lady Selma. O
BARROSO, Oswaldo. Incorporação e memória na performance do ator brincante. In: Patrimônio imaterial, performance cultural e (re) tradicionalização. TEIXEIRA, João Gabriel L.C., et al (org.). Brasília: ICS- UNB, 2004. Pág. 68 a 87.
BARROS, Antônio Evaldo Almeida. O pantheon encantado: culturas e heranças étnicas na formação de identidade maranhense. Dissertação (Mestrado em Estudos
BRÍGIDA, Miguel Santa. O auto do Círio: festa, fé e espetacularidade. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 5, n1, Disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/article/download/12596/9777. Acesso em 5 de novembro de 2015.
FERRETTI, Sérgio. Preconceitos e proibições contra religiões e festas populares no Maranhão. Disponível em http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Preconceitos.pdf. Acesso em 10 de outubro de 2015.
FONS
LIGI
MARTINS, Leda. Performance do tempo espiralar. In. RAVETTI, Graciela e ARBEX, Márcia (org.). Performance, exílio e fronteiras. Belo Horizonte, 2002, pp 69-91.
MARTINS, Paulo de Tasso Alves. A construção dialética do Encontro de bumba meu boi de matraca no Caminho Grande - João Paulo
OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da performance dos folguedos populares como referência para os processos de formação do ator. Dissertação (Mestrado em Arte) .Universidade de Brasília, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).