Eu Sou Angoleiro: O corpo enquanto meio de expressão identitária na Capoeira Angola
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-09Resumen
A capoeira surge no Brasil a partir da interação entre diversos grupos étnicos, sobretudo os de origem africana. A Capoeira Angola, sua vertente mais tradicional e ritualística, dispõe de um universo simbólico bastante peculiar que a caracteriza e diferencia. Os angoleiros, durante o jogo da capoeira, deixam transparecer não apenas suas habilidades, mas também suas identidades, num diálogo de corpos onde os movimentos podem dizer mais que qualquer palavra.
Descargas
Citas
BARBA, E., SAVARE, N.. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec, 1995;
BONFITTO, M.; BEIGUI, A. ;BRAGA, B. Algumas Nocões de Treinamento: Práxis - Poiesis - Modos de Existência. Treinamento e Modos de Existência. 1ed.Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013, v. , p. 163-176.
CASCUDO, L. C.. Folclore do Brasil. Portugal: Fundo de Cultura, 1967.
FALC
LIGI
MURICY, A. C. Pastinha, uma vida de capoeira (Documentário). Dirigido por. Brasil, 1998, 16mm, cor, 52 min. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-unP_tdBiKI>. Acesso: 08 de julho de 2016.
OBI, D. T.J..Angola e o Jogo de Capoeira, In: Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia
PASTINHA, V.F..
REGO, W. Capoeira angola
SCHECHNER, R. O que é performance?. In. O Percevejo. Tradução Dandara, Rio de Janeiro: UNI-RIO, ano 11, 2003, p. 25-50.
SANTOS, J. E. dos. Jogo de Angola: Vida e obra. - 1ª Ed.
SILVA, R.L..A potência artística do corpo na capoeira angola. Revista do LUME n. 1, set. 2012. Campinas: UNICAMP.
WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).