O tambor de criola do Maranhão: performance e jogo

Autores/as

  • Cássia Pires Professora universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-07

Resumen

Resumo

Este artigo discute a performance e o jogo presente na dança do Tambor de Criola do Maranhão, reconhecendo suas principais características, sua inserção no sagrado e no divertimento popular. Analisa os principais movimentos no jogo da coreira e sua relação com os elementos que constituem esta manifestação, onde se percebe a restauração de comportamentos onde o corpo alcança devires que leva o performer a um momento espetacular compondo movimentos extracotidianos.

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Biografía del autor/a

Cássia Pires, Professora universidade Federal do Maranhão

Cássia Pires

Professora DEART, licenciatura em Teatro, UFMA

doutoranda em Artes Performativas e Imagem do Movimento pela universidade de Lisboa

Pesquisadora e bolsista da CAPES

mestre em Teatro pela UNIRIO universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão

atriz, performer, diretora e pesquisadora

sócia fundadora da Abluir Produções Artísticas

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http://www.grupogrial.com.br.

Publicado

2017-09-15

Cómo citar

Pires, C. (2017). O tambor de criola do Maranhão: performance e jogo. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 4(3). https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-07

Número

Sección

Corpo e Performatividades Culturais