O tambor de criola do Maranhão: performance e jogo
DOI:
https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v4n3a2017-07Resumen
Resumo
Este artigo discute a performance e o jogo presente na dança do Tambor de Criola do Maranhão, reconhecendo suas principais características, sua inserção no sagrado e no divertimento popular. Analisa os principais movimentos no jogo da coreira e sua relação com os elementos que constituem esta manifestação, onde se percebe a restauração de comportamentos onde o corpo alcança devires que leva o performer a um momento espetacular compondo movimentos extracotidianos.
Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad ltda; 1984.
BAROJA, Júlio Caro. Le carnaval. Paris: Gallimard, 1979.
BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo: Editora Hucitec e Editora da Unicamp, 1995.
BARROS, Valdenira. Memórias. In: FERRETTI, Sérgio; RAMASSOTE, Rodrigo; BARROS, Valdenira; CORDEIRO, Renata; COSTA, Sislene; MENDON
BAIOCCHI, Maura e PANNEK, Wolfgang. Taanteatro, teatro coreográfico de tensões. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Edusp, 1989.
DICIONÁRIO Acadêmico de Português-Latim. Lisboa: Porto Editora, 2000.
FERREIRA, Rosenilde [Rose Coreira]. O jogo cênico e espaço circular: diálogo teatral entre o jogo e a roda do Tambor de Crioula na promessa ao São Benedito em Alcântara, Maranhão. Monografia de graduação. São Luís: UFMA, 2008.
FERRETTI, Sergio (org.). Tambor de Crioula: Ritual e espetáculo. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2002.
GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo. Perspectiva, 1987.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva; 2007.
KOUDELA, Ingrid D. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.
KOUDELA, Ingrid D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. London and New York: Routledge, 2002.
SCHECHNER, Richard. O que é performance. Revista O Percevejo. Rio de Janeiro: Unirio, 2003.
SILVA, Armando Sérgio da (org.). J. Guinsburg: diálogos sobre teatro. São Paulo: EDUSP, 1992.
TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. In: REVISTA O PERCEVEJO. Estudos da Performance Rio de Janeiro: Unirio, n. 12, 2003.
WOISIEN, Bernhard. Dança um caminho para totalidade. São Paulo: TRIOM; 2000.
TAMBOR de crioula 1979. Direção de Murilo Santos. São Luís: IPHAN, 2008. 1 DVD (72 min).
TAMBOR de crioula. São Luís: IPHAN. Produção Zen Comunicação. São Luís: IPHAN, 2007. 1 DVD.
TERRAS de quilombolas: uma dívida histórica. Direção de Murilo Santos. São Luís: Fábrika Vídeo, 2003. 1 DVD (51 min).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).