O uso de acervos digitais em pesquisas acadêmicas - Bataclan e Velasco nas hemerotecas do Brasil, da França e da Espanha
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v3n1a2016-02Resumen
Neste trabalho, as hemerotecas digitais do Brasil, da França e da Espanha são abordadas como ferramentas de pesquisa. A partir da consulta às hemerotecas, foi possível coletar informações de jornais e revistas da década de 1920, e fazer uma reconstrução histórica da passagem das companhias estrangeiras de teatro de revista Bataclan e Velasco pelo Brasil.
Descargas
Citas
BRAND
CASCAES, Laura. Queria Bordar Teu Nome: A Dança No Teatro de Revista, Mestrado em Teatro - UDESC, Ano de Obtenção: 2009
COLLA
___________. O desnudar do corpo feminino. (2008a) Disponível em http://biblioteca.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/099_Vera_Collaco.pdf Acesso em 06/10/12.
____________. As aparências mutantes de um corpo que se desnuda. In: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa dePós-Graduação em Teatro. - Vol 1, n.11 (2008b) - Florianópolis: UDESC/CEART. Pp. 231-241.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro, volume I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2012.
VENEZIANO, Neyde. De pernas pro ar: o teatro de revista em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006.
_____________. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).