Corpo, Imagem, Experiência - atravessamentos mnemônicos

Autores/as

  • Daniel Santos Costa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v3n1a2016-05

Resumen

Destaco neste ensaio a ideia de um estado de experiência no processo de criação e pesquisa nas artes cênicas. Para isso, recorro a imagens do corpo em experiências desenvolvidos em investigação sobre corpo e processos autobiográficos entre 2012 e 2014. Da experiência como acontecimento, onde a prática é tida como pesquisa, o material autobiográfico é aqui apresentado em (i)ma(r)gem de um corpo mnemônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Santos Costa, Universidade de São Paulo

Daniel Santos Costa é Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Artes da Cena e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também graduou-se em dança (bacharel e licenciado). Docente da Universidade Federal de Uberlândia

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

COSTA, Daniel S. Encruzilhadas de uma Dança-Teatro Brasileira: f(r)icção arte-vida no processo criativo. Curitiba/PR, Prismas, 2016.

_____. Sincretizando o conhecimento na encruzilhada entre a cena, o sujeito e oralidade popular brasileira. Revista Arte da Cena (Universidade Federal de Goiás), vol. 02, nº 01, p. 49-68, 2015. Disponível em: http://migre.me/vhGVS . Acesso: 22/03/2016.

_____. Encruzilhadas do corpo (em) processo: f(r)icção arte-vida na criação de uma dança-teatro brasileira. 261 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2014.

_____. Histórias e Memórias de Folias de Reis. Ituiutaba/MG: Egil, 2010.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DURAND, Gilbert. O Imaginário. Ensaios acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel. 2001.

LARROSA, Jorge. Tremores

_____. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr., 2002. Disponível em http://migre.me/vhGWP . Acesso em 22 mar. 2016.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MIRANDA, Regina. Corpo-espaço: aspectos de uma geofilosofia do movimento. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

MUNDIM, Ana Carolina da Rocha. Danças brasileiras contemporâneas: um caleidoscópio. São Paulo: Annablume: Belo Horizonte: Fapemig, 2013.

NAVARRO, G. M. Da experiência, da memória e da imaginação no transito entre a pesquisa e a cena. Anais do VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, Abrace, 2012. Disponível em http://migre.me/vhGZa . Acesso em 22 mar. 2016.

OLIVEIRA JR, Wenceslao M de. Corpos e Sons

RAMOS, Silvana de S. Corpo e mente. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

_____. A Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez , 2011.

_____. Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.

_____. Um discurso sobre as ciências. 7ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2012.

_____. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2000.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

_____. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Publicado

2016-11-01

Cómo citar

Costa, D. S. (2016). Corpo, Imagem, Experiência - atravessamentos mnemônicos. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 3(1). https://doi.org/10.14393/RR-v3n1a2016-05

Número

Sección

Acervos audiovisuais e a utilização de imagens/documentos imagéticos no ensino e na pesquisa em artes cênicas