Sangue Bom: uma peça e dois processos - a escrita e a leitura de um espetáculo de animação
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-09Resumen
O artigo descreve dois processos de montagem de um mesmo espetáculo da PeQuod Teatro de Animação, de modo a discutir o estatuto dramatúrgico de elementos visuais e performativos empregados no Teatro de Animação. Trata-se de um registro de parte da história da companhia, mas também uma reflexão acerca dos procedimentos dramatúrgicos observados no Teatro de Animação Contemporâneo.
Descargas
Citas
ABIRACHED, Robert. La crisis del personaje en el teatro moderno. Tradução Borja Ortiz de Gondra. Madrid: Publicaciones de la Associación de directores de escena de España, 1994 (Teoria Y prática del teatro; 8).
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas. São Paulo: Edusp, 1993 (Texto & Arte; 2).
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho
BELTRAME, Valmor. A marionetização do ator. Móin-móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano 1, n. 1. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005. pp.53-78.
BRAGA, Humberto. Aspectos da história recente do teatro de animação no Brasil. Móin-Móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano 3. no.4, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007. pp. 242-74.
OPHRAT, Hadass. The visual narrative: stage design for puppet theatre. e pur si muove: UNIMA magazine, ano 1, no.1. Charleville-Mézières: Institut International de la Marionnette, 2002. pp. 31-3.
VELLINHO, Miguel. Ação!Aproximações entre a linguagem cinematográfica e o teatro de animação. Móin-Móin: Revista de estudos sobre teatro de formas animadas, ano1. no.1, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005. pp. 167-90.
PASKA, Roman. Pensée-marionnette, esprit-marionnette: un art d
PIRAGIBE, Mario Ferreira. Papel, tinta, madeira, tecido. Um estudo da conjugação de elementos dramatúrgicos e espetaculares no teatro contemporâneo de animação: a experiência da companhia PeQuod. 2007. Dissertação (Mestrado em Teatro)
______________________. Anotações de ensaios do espetáculo Sangue bom realizadas no espaço Amok Teatro, Rio de Janeiro, entre 27/8/2007 e 13/9/2007.
VARGAS, Sandra & VELLINHO, Miguel. Sobrevento: mudando os rumos do teatro de animação. Entrevista concedida a Antônio Guedes, Fátima Saadi e Walter Lima Torres. Revista Folhetim, n. 8. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, set-dez de 2000. pp.60
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).