A improvisação em dança como ato político

Autores/as

  • Jarbas Siqueira Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Patricia Chavarelli Vilela da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-11

Resumen

Entendemos que a improvisação em dança é um campo de atuação com especificidades e singularidades, e que somente podem ser alcançadas com a vivência prática e a experiência de criação artística que abordem seus aspectos peculiares. Compreendemos, também, que os trabalhos no campo da improvisação podem apresentar aspectos políticos em seu contexto, seja no processo de formação e atuação do artista-criador neste campo, seja como a capacidade que a improvisação atribui ao sujeito para a tomada de decisões e posicionamento político. Este artigo tem como objetivo discutir as dimensões políticas da improvisação em dança, considerando as relações de poder que elas produzem e as maneiras pelas quais elas alcançam uma prática de liberdade.

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Biografía del autor/a

Jarbas Siqueira Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Assistente do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Artes/Teatro pela Unimontes, mestre em Desenvolvimento Social pelo PPGDS/Unimontes, mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC/UNIRIO. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas

Patricia Chavarelli Vilela da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Assistente do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2015-12-10

Cómo citar

Ramos, J. S., & da Silva, P. C. V. (2015). A improvisação em dança como ato político. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 2(2). https://doi.org/10.14393/RR-v2n2a2015-11