NÃO DESLIGUEM OS CELULARES, A AULA JÃ COMEÇOU
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-10Resumen
É possível assimilar o celular durante uma aula de teatro e termos uma experiência artística? Este artigo analisa possíveis relações entre ensino do teatro e internet, mais especificamente a que está presente em dispositivos móveis de comunicação - os celulares. Pensar a internet e a utilização de celulares, enquanto realidade presente no cotidiano de muitos adolescentes e jovens. Refletir sobre o papel dos celulares na atualidade. O conceito "nativos digitais" elaborado pelo pesquisador Marc Prensky no artigo Digital Natives, Digital Immigrantes (2001), abordado nesse estudo através de paralelos com o ensino do teatro. A análise das contribuições que os pesquisadores David Cameron e John Carrol trouxeram para esse campo de investigação, em especial um estudo de caso descrito no artigo Drama, digital pre-text and social media (2009).Â
Descargas
Citas
BURGOS, Taciana; SENA, Diana. O computador e o telefone celular no processo ensino-aprendizagem da educação física escolar. In: Anais Eletrônico do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação: redes sociais e aprendizagem. Recife: Universidade Federal de Pernambuco., 2010.
CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Madacaru, 2006. (Pedagogia do Teatro).
CAMERON, David. Mashup: digital media and drama conventions. In: ANDERSON, Michael; CARROLL, John; CAMERON; David. Drama Education with Digital Technology.London: Continuum, 2009.
______________; CARROLL, John. Drama, digital pre-text and social media.In: RIDE: The Journal of Applied Theatre and Performance. Vol. 14, n 2, may 2009.
NEELANDS, Jonothan. Structuring Drama Work. Cambridge University Press, 1992.
PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; ROZO, Rosângela Tortora. Projetos informatizados: novas possibilidades de aprendizagem. In: CARNEVALE, Ubirajara (Org.) Tecnologia educacional e aprendizagem. São Paulo: Livro Pronto, 2007.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrantes. In:On the Horizon (MCB University Press), Vol. 9 No. 5, October 2001.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003b.
VIANA, Maria Aparecida Pereira. Internet na educação: novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).