ABANDONAR-SE: O ATO DE EXUMAR DA DISCIPLINA DE ÉTICA E PARADIGMAS DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RR-v2n1a2015-12Resumen
Está escrita pretende "exumar" o processo de ensino da disciplina Ética e Paradigmas do Conhecimento, pertencente ao rol de componentes curriculares do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) da graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O que é ética? O que são paradigmas do conhecimento? Proponho agora a realização de uma "necropsia" dos resíduos encontrados. No entrecruzamento da ética e dos paradigmas trouxemos para o diálogo, artistas e pensadores para serem nossos interlocutores: Amir Haddad, Bertolt Brecht, Boaventura de Sousa Santos, Giorgio Agamben, José Celso Martinez Corrêa e Luiz Fuganti. Culminando no término da disciplina em um erro aberto ao público, usando dos escritos dos jovens e dos autores citados em um ato de abandonar e ser abandonado, "suicidando" a ética e os paradigmas.
Descargas
Citas
AGAMBEM, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa: Editorial presença, 1993.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1978.
FABI
FUGANTI, Luiz.
SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre a ciência. Coimbra: Edições Afrontamento, 7ª ed., 1987.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Â
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Â
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).